Sci-fi, técnica e a cultura contemporânea em 3 links e uma canção

23 dez

Aproveitando meu recesso de final de ano – enquanto organizo minha mudança oficial (finalmente!) de Curitiba para Porto Alegre – separei alguns links para postar aqui no blog sobre sci-fi. E o mais interessante é que todos eles estão muito mais conectados com o presente e até o passado do que com o futuro. Para fechar, uma bela canção em clima sci-fi/new weird de um dos favoritos da casa, o duo nórdico Röyksopp.

#Paper - Discursos de lo artificial. Blade Runner como representación social de la técnica. Artigo de Claudio Alfaraz publicado na Revista Enl@ce.

# Entrevista – Na entrevista intitulada The reality of Science Fiction, William Gibson fala sobre seu novo romance “Zero History” e sobre o papel da ficção-científica e dos escritores no contexto da cultura atual. Imperdível!

#Ensaio – Em The Blast Shack,  Bruce Sterling – o mais marketeiro e conectado de toda a geração cyberpunk – traça um paralelo entre Julian Assange e o fenômeno cultural/político do Wikileaks e a cultura criptograda “cypherpunk” do início dos anos 90.

Quase tudo que o Röyksopp produz tem um aspecto estranho/pop que remete a uma atmosfera científico-ficcional. Pelo menos é como eu enxergo o discurso deles enquanto produtores de música eletrônica. Em Vision One, temos um vislumbre do que seriam as máquinas inteligentes falando sobre um mundo sem humanos. Infelizmente não há vídeo oficial dessa música:

Remember when we’d hear the distant sound of human life?
A zillion noises whip our eyes that travel through the sky
And one by one, each little sound, has faded away with time,
Allowing changes that we could not have foreseen

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 4.502 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: