O futuro é acesso aberto

danah boyd esboça em seu blog um manifesto de boicote à publicação em periódicos científicos (journals) que tenham restrição de acesso online e convoca os pares a tomar a mesma atitude. Acho digno! rs Como diria o personagem de novela, justo, muito justo, justíssimo.
Recentemente tive um grande entrave devido a um desses journals de acesso restrito. Estava escrevendo um paper e precisava desesperadamente de um artigo que se encontrava no periódico britânico Journal of Youth Studies. Era um artigo fundamental para o meu trabalho, porém, a base de dados da qual eu acesso não possuía esse journal em específico em seu catálogo. Minha única opção – uma vez que a) não havia a possibilidade de compra do artigo online b) comprar a revista impressa tomaria mais tempo hábil do que seria necessário, ela chegaria aqui passado o deadline de entrega do trabalho – foi “atormentar” alguns colegas. Por sorte, um deles possuía acesso ao journal e gentilmente compartilhou o paper comigo.

Esse post da danah vem a calhar para pensarmos um pouco mais sobre nossas políticas de publicação. Conheço pessoas que são contra a divulgação da teses e dissertações online – embora recentemente isso tenha sido uma recomendação obrigatória da Capes aos programas. De minha parte não tenho problemas com isso, uma vez que disponibilizo meu material em locais de acesso aberto – a maioria dos journals que eu publico são desse modelo e, quando não são, disponibilizo esse material com alterações em sites abertos como a bocc. A grande questão está no âmbito da reputação dos journals – que normalmente tendem a ser maiores nos restritos (principalmente nos EUA). Aqui no Brasil, a situação está relativamente equilibrada. São apenas algumas entre as tantas questões que ainda devem ser discutidas a esse respeito.

UPDATE: A Raquel e a Su continuaram o debate em seus respectivos blogs. Vou ali dar o meu pitaco, embora a gripe e a sinusite estejam me atormentando.

Deixe uma resposta

