Dawkins e a ministra Marina


Já faz uns dias que terminei de ler Deus – Um delírio de Richard Dawkins (SP: Cia. das Letras, 2007) mas nem deu tempo de comentar. O livro é bom e irônico – mesmo que com alguns escorregões, embora quem devesse mesmo ler, sequer abrirá uma página e com certeza não mudará sua opinião sobre o assunto.

Também vale muito a pena ver o documentário root of all evil (2006) apresentado no Channel 4 do Reino Unido e dirigido pelo biólogo em sua cruzada anti-religiosa. Aqui temos a parte 1 e a parte 2, ambas no google video sem legendas.

Eu recomendo o livro e o documentário à celebradíssima ministra evangélica (cof, cof, cof) do meio-ambiente Marina Silva que defende o ensino de criacionismo científico (argh argh g-susmichocoteia rs) nas escolas e não nas aulas religiosas, mas nas de ciência.

A Urubua foi quem me alertou primeiro, depois a Perséfone me passou o link pra esse vídeo, de uma entrevista onde ela expõe sua face total neocon. Além disso, tem ainda uma matéria A ministra criacionista publicada na Revista Época em que ficamos sabendo verdadeiras pérolas da “mulher que pode salvar o mundo”, como essa:

é impossível crer em Deus sem acreditar que Ele criou todas as coisas. E, se nós não sabemos explicar, não devemos ter a pretensão de dizer que elas não existem. A fé é crermos mesmo sem entender (sic). No espaço da fé, a ciência tem todo o acolhimento. Eu gostaria que a fé tivesse o mesmo acolhimento da ciência”. Depois, ela afirmou que “não há demérito” no ensino do criacionismo.

Para contrabalançar, temos um editorial da Folha e um textinho de Marcelo Leite criticando a atitude da ministra em seu blog no dia 15/01 – aliás, ele é moderadinho demais nesse quesito pro meu gosto, prefiro ainda Dawkins, Dennet, Hitchens e Onfray. Creio que o assunto merece muito mais atenção do que vem tendo. Se continuarmos assim, como bem lembrou a Urubua, daqui a pouco veremos pessoas (eufemismo né?) como a God Warrior pelas escolas brasileiras.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s