Dicas para uma segunda-feira eletrônica

E ai como foram de feriado? Muito chocolate? Alpino rox. Por aqui tudo tranqüilo, muita preguiça, literatura, filmes com os amigos, cidade paradíssima. Decidi, pelo bem da sanidade mental e emocional me dar o feriado de presente sem tocar em nada de trabalho, portanto óbvio que o acúmulo de tarefas será triplicado. No mais, tive algumas boas notícias, entre elas mais um amigo de longa data que entregou a tese de doutorado e aguarda pela defesa. Não, não é na área da comunicação ou afins (é na área de geologia) por isso não tenho como comentar o tema. Desejo boa sorte pro Alemão Tuco, que é um dos meus grandes amigos desde 1991!
Vejamos algumas leituras interessantes do dia:

>> Blogs e culturas juvenis – Seguindo a linha apropriação das TICs pelas culturas juvenis, surge mais um blog de nicho, dessa vez, abordando assuntos como humor, games e lazer para os jovens espanhóis. O endereço é Jóvenes.es.

>> Moderação de comentários em blogs – Ainda em relação ao assunto blogs, a Ale Lain me enviou (thanks) um post do blog do Observatório de Imprensa a respeito do aumento de moderação de comentários nos blogs e sites jornalísticos. Relatório aponta aumento na resistência dos blogs aos comentários de leitores é o nome do post (esse é o título do post já que não consegui linká-lo diretamente aqui). Vale a pena conferir o relatório The State of the News Media 2008.

>> TICs Domicílios e usuários 2007 – Aproveitando a indicação de estatísticas, re-enforço a dica da Sandra sobre a leitura dos resultados da pesquisa 2007 sobre o uso de TICs no Brasil, realizada pelo Comitê Gestor de Internet.

>> Transformações nos usos de mashups

Standards support for mashups emerge é a matéria que saiu no blog do Enterprise Web 2.0, falando sobre o desenvolvimento de vários aplicativos e da tentativa de viabilizar de forma mais estruturada os usos de mashups e um interessante panorama das transformações e novidades em termos de aplicativos.

>> Vício em Internet é considerado Distúrbio Mental – de acordo com matéria da BBC, o mais recente editorial do American Journal of Psychiatry considera o uso excessivo de Internet um vício que deve ser incluído entre os distúrbios mentais. No artigo (que pode ser lido no original aqui) , o pesquisador Jerald J. Block fala de quatro componentes básicos: 1) uso excessivo e perda de noção de tempo, 2) sentimentos de raiva e depressão quando o computador está inacessível, 3) necessidade de mais equipamento, softwares, mais horas de uso, e 4) repercussões negativas como fadiga, discussões, mentiras e isolamento social;

>> Steampunk phone-headset status indicator – e, pra variar, Cory Doctorow mostra na Boing Boing mais um gadget steampunk, que pode facilitar a vida nos escritórios e ainda fazer um charminho neovitoriano cool. rs


Para fechar, seguidamente me perguntam o que ando escutando em termos de “novidades”, para além dos clássicos e confirmados de sempre. Duas indicações e bem diferentes entre si, embora ambos eletrônicos:

Monoblockb – a dica foi do eneas neto. Esse projeto suíço one man live faz um electro/techno com influência de EBM old school, newbeat, estética punk e vocais recheados de vocoder e efeitinhos bleep-bleep. O live estará em tour pela América do Sul em breve – por enquanto nada de Brasil😦 blé. Além das músicas que estão no myspace, baixei um liveset do cara e não me arrependi, muito bom mesmo. Confiram o myspace: myspace.com/monoblockb e o site oficial: www.7b.to/monoblockb/

Burial – seguindo a indicação do raul, estou a ouvir o excelente álbum de dubstep do projeto britânico Burial, Untrue (lançado em 2007). É um som bem sombrio a la triphop, de batidas quebradas, desconstruídas e reconstruídas, uma espécie de Massive Attack para os anos 00. Confiram a bela faixa Archangel.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s