The cyberpunk Hex of Corporate Goth

Você sabe o que é corporate goth? E a moda steampunk? E o que esses estilos de vida urbanos tem a ver com cibercultura, tecnologia e sci-fi? Como diria um amigo meu: T-U-D-O!!!! Vejamos:

Para linkar tudo isso, basta ler a matéria The Cyberpunk Hex of Corporate Goth de Amelia G. publicada ontem na Blue Blood Magazine, uma revista/fanzine fundado em 1992 e dedicada a estilos de vida emergentes do underground e à cibercultura. É muito interessante a descrição dela sobre esse subestilo, o Corporate Goth (que eu conheci bem de perto lá em New England): “CG is a familiar expression in East Coast cities where people tend to separate their playtime from their workdays” e, mais ainda os vínculos desses estilos de vida com a cultura cyberpunk: “(…) but one of the salient points of the emerging cyberpunk genre at the time was that it acknowledged both street culture and corporate culture. Cyberpunk was, in many ways, first and foremost a sociological study of how the human need for tribalism might manifest itself in a future with new technology“.

Richmond Avenal (Noel Fielding) é o estereótipo
do corporate goth no seriado The IT Crowd
(btw, ele é muito engraçado em sua caricatura)

Resumindo: Corporate Goth é a forma como muitos participantes dessa cena encontraram para fazer uma apropriação do seu visual ao ambiente de trabalho, normalmente relacionado a trabalhos com tecnologia, pesquisa ou criatividade (design, publicidade, etc).

A conexão entre tribalização/ pós-subculturas/subnichos/cenas (somente para fins didáticos estou aproximando todos os conceitos) está muito incorporada aos estilos de vida e às marcas identitárias e compartilhadas de gosto, que geralmente são baseadas na música, mas também muito visíveis na moda. Corporate Goth e Steampunk são subgêneros correlatos que advém de do imaginário constituído pela sci-fi cyberpunk. Vemos nesses dois casos uma espécie de subversão da noção de “resistência” presente nos primeiros estudos subculturais britânicos.

So there were the heavily modded post-human gothic and punk tribes with writhing tattoos and tusks and animal muscle grafts and music implants in their ear drums. But there were also the sleek corporate melds of gangsterism and business core values. I don’t know how it was where you lived, but, where I was, both styles had a real appeal to counterculture people striving to achieve their personal goals and power, despite preferences for rebellion and individuality and flamboyance. This is where Corporate Goth comes from. The whole steampunk fashion thing sort of built on and evolved from some of this scene as some of the cyberpunk authors started writing steampunk and Neal Stephenson burst onto the scene. But the evolution of steampunk is another article“.

exemplo de moda steampunk:
neo vitorianismo + lowtech

Bem, sobre moda steampunk eu tenho falado bastante nesse blog – essa estética encontra-se até no meu banner ai em cima, então não vou entrar em maiores detalhes (puxem ai os posts do arquivo pela tag), ou entrem no excelente blog thesteampunkhome. Quem quiser, pode olhar diretamente o ensaio de fotos da Blue blood: encontram-se ali alguns visuais corporate goth, steampunk, cybergoth e gothic lolita – que atualmente está bastante relacionado diretamente com a cultura cosplay e os estilos nipônicos.

O mais rico em tudo isso é perceber as interpelações e entrelaçamentos entre o imaginário da sci-fi cyberpunk e os desdobramentos de uma “cultura de rua” e seus laços sociais amplificados através da comunicação via web, onde um permanentemente atualiza o outro, a tal ponto que as influências e pontos de origens estão emaranhados demais em redes para serem desvendados como fenômenos efêmeros que representam o espírito da sua época.

now playing>


a coletânea “the gothic sounds of nightbreed vol 1-2” (1998)
do selo cleopatra records,
para combinar com clima do post

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