A vigilância nossa de cada dia

Photograph: Kirsty Wigglesworth/AFP/Getty images

Surveillance: You can know too much é o mais recente artigo de Cory Doctorow para o jornal inglês The Guardian, no qual ele critica o excesso de vigilância/ coleta de dados da sociedade como forma de combate ao crime. “Too much data ruins the investigation, every time” diz ele. Duas coisas no artigo me chamaram atenção de cara:

1) como escritor de sci-fi, Cory inicia o texto “puxando a brasa para o assado da FC” apresentando o conceito de “singularidade“, bastante disseminado na ficção-científica moderna – em especial da geração cyberpunk em diante: “The Singularity is a conceit of modern science fiction: a place inside vast computers where whole universes are simulated whose reality is every bit as sharp and instantaneous as the physical world we inhabit. Books like Charlie Stross’s Singularity Sky and the Matrix movie trilogy have done a great job of representing such alternative, computer-calculated realities”.

2) a relação entre coleta de dados e o cálculo (collect data, compute, collect more data, compute) que é um dos pontos mais instigantes para se pensar sobre a filosofia da técnica e a “fundação” da cultura tecnológica e seus efeitos no sujeito.

[teaser]
PS: e por falar em singularidade, simulação e vigilância na sci-fi pós-cyber, segundo minhas fontes, finalmente estão rolando premieres do filme The Gene Generation em LA e em outras partes dos EUA. Can´t hardly wait for this movie, !!! E, se tudo der certo – toc, toc, toc, dedos cruzados – muito em breve poderei contar sobre um projeto coligado ao filme no qual fui convidada para representar o Brasil :). [/teaser]

np:
all your bass belongs to us – combichrist

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s