Imeen – outra plataforma de música online


Para quem vem acompanhando atentamente os passos das plataformas sociais dedicadas à música, como eu que atualmente tenho pesquisado o tema, cada dia existem mais movimentos de migração, compras, redesign, etc. Hoje o ReadWriteWeb fez uma matéria bem completa sobre a plataforma Imeen, que, de acordo com o San Francisco Chronicle já é a terceira maior rede social voltada à música nos Estados Unidos (tendo passado o Last.fm, que foi comprado pela CBS), sendo o MySpace em primeiro e o Facebook em segundo.

Achei muito interessante esse crescimento do Facebook – como vocês podem ver no comparativo que fiz via Alexa – no que diz respeito à música, talvez em função das APIs que são implementadas o tempo todo no sistema, o que me leva a mais uma pergunta: será que no Brasil o Orkut – que recentemente abriu o sistema para esse tipo de API – vai passar por alguma reconfiguração no que diz respeito aos usos musicais (que até agora foram pífios)? Vamos ter que aguardar isso para responder.

Também fiquei curiosa em relação aos números dessas plataformas no mercado nacional. De acordo com o Alexa, o Last.fm tem 1,0% de seus usuários cadastrados como brasileiros, enquanto o MySpace teria 0,5%. e sobre o Facebook nem aparecem os dados, assim, é preciso verificar com os próprios sites. Assim que eu obtiver isso certinho atualizo aqui, pois a minha impressão era bastante distinta, uma vez que o uso do MySpace parece maior do que o do Last.fm. De qualquer forma, o mais interessante disso tudo é reparar nos movimentos econômicos das corporações tanto quanto nas apropriações dos internautas e fãs a partir dessas plataformas e nas repercussões disso no próprio mercado da música.

Bom início de semana a todos!

np:
feel the silence – elegant machinery (shapeless mix) –
synthpop phynno comanda!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s