"A verdade é uma questão de imaginação"

Um trecho da Introdução de Ursula K Le Guin, sobre Ficção Científica:

A ficção científica não prevê: descreve. Previsões são feitas por profetas (de graça); por videntes (que em geral cobram um honorário e, portanto,, são mais respeitados em sua época do que os profetas); e por futurólogos (assalariados). Previsões são trabalho de profetas, videntes e futurólogos. Não são trabalho de romancistas. O trabalho do romancista é mentir.

A metereologia diz como irá ser a próxima terça-feira, e a Rand Corporation diz como vai ser o século 21. Não recomendo que você procure estas informações com escritores de ficção científica. Eles não têm nada a ver com isso. Tudo o que tentam fazer é dizer como eles são, como você é – o que está acontecendo – como está o tempo agora, hoje, neste momento, a chuva, o sol, olhe! Abra os olhos; ouça, ouça. É isto que os romancistas dizem. Mas eles não dizem o que você vai ver e ouvir. Tudo o que podem dizer é o que viram e ouviram, durante sua vida neste mundo, um terço dela dormindo e sonhando, e o outro terço, contando mentiras.

(…)

Toda ficção é metáfora. Ficção científica é metáfora. O que a separa das formas mais antigas de ficção parece ser o uso de novas metáforas, tiradas de alguns grandes dominantes de nossa vida contemporânea – ciência, todas as ciências, entre elas a tecnologia e as perspectivas relativista e histórica. A viagem espacial é uma dessas metáforas; assim como a sociedade alternativa, a biologia alternativa; o futuro também. O futuro, em ficção, é uma metáfora“.

Ursula K. Le Guin
Introdução – A mão esquerda da escuridão (1969)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s