Culturas juvenis no século XXI

Acaba de sair do prelo a coletânea Culturas Juvenis no século XXI organizada por Silvia H.S. Borelli e João Freire Filho pela editora EDUC (PUCSP). Como bem falou o Marcelo Garson do Labcult:A obra tece um panorama bastante vivo do que está a se pesquisar ao redor do Brasil em relação à juventude. Rio, São Paulo, Curitiba, Pernambuco: são diversas as localidades aí representadas e salta os olhos a qualidade de trabalhos das mais distintas perspectivas. Percebe-se como a temática juvenil está longe de se esgotar e se constitui como uma área de estudo bastante fértil“. As temáticas vão do hip-hop aos fãs de filme trash, de Harry Potter aos pixadores, da música eletrônica e rock ao cinema.

Fico bem feliz que meu trabalho, produzido juntamente com minha orientanda Renata Rocha Duarte pôde contribuir com esse panorama através do artigo “A subcultura cosplay no Orkut: comunicação e sociabilidade online e offline”, no qual discutimos e analisamos algumas práticas comunicacionais e apropriações dos cosplayers no Orkut e nos encontros presenciais em Curitiba.

Segue o release:

Nesta coletânea de ensaios, pesquisadores dos campos da Comunicação e Ciências Sociais analisam diferentes facetas que compõem o complexo e multiforme universo das culturas juvenis contemporâneas, mantendo-se eqüidistantes tanto da retórica da decadência quanto do deslumbramento pelo novo, predominantes em muitos discursos acadêmicos e midiáticos.
Além de integrantes do corpo docente e discente dos programas de pós-graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ e em Ciências Sociais da PUC-SP, a coletânea conta com a presença de pesquisadores de distintas regiões do país, que participam do GT Comunicação e Sociabilidade da Compós (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação), coordenado por João Freire Filho, em 2007 e 2008, e do NP Comunicação e Culturas Urbanas da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), coordenado por Silvia H. S. Borelli, entre 2005 e 2008.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s