Invisibilidades @ Itaú Cultural


Essa semana está cheia de malditos deadlines, o que certamente me deixará um tanto afastada do blog. Mas é por um bom motivo, afinal na sexta-feira estarei a caminho de São Paulo para o evento Invisibilidades no Itaú Cultural, que reunirá algumas das pessoas mais legais na “cena” de sci-fi brasileira🙂. Confiram a apresentação retirada lá do blog Invisibilidades.wordpress.com:

“A ficção científica não é a fronteira final, nem está numa galáxia muito distante. Assim como o futebol, é uma caixinha de surpresas. Cada vez que alguém diz que o gênero morreu, ele ressurge, não como um fantasma ou um morto vivo – pois aí estaríamos falando de outro gênero – mas como impávido colosso, belo como uma nebulosa e mais interessante de ver. A ficção científica sempre foi considerada um gênero invisível no Brasil, mas isso está longe de ser uma verdade universal ou sequer um consenso. Afinal, se fosse um gênero ruim, grande parte das obras de arte e da tecnologia não faria referência nem prestaria homenagem a ela.Por isso o Instituto Itaú Cultural criou em 2006 o programa bienal intitulado Invisibilidades: para dar não a César o que é de César, mas a Isaac Asimov o que é de Isaac Asimov, a Arthur C. Clarke o que é de Arthur C. Clarke, aos escritores brasileiros de ficção científica o que pertence a eles. Nesta segunda edição, com curadoria do escritor, tradutor e jornalista Fábio Fernandes, o Invisibilidades II conta com uma versão temática do Pecha Kucha Night São Paulo.

Abaixo a programação, amigos de Sampa, falo no domingo:

Todas as atividades têm entrada franca

São Paulo
setembro 2008

sábado 20

17h30 Mesa 1: Por uma Ficção Científica Pós-Moderna

Para mapear a produção de ficção científica brasileira atual, escritores que estão começando a despontar, como Antônio Xerxenesky e Octavio Aragão, dialogam com autores experientes, como Nelson de Oliveira e Max Mallman.

Participantes:

Antônio Xerxenesky é editor e autor do weird western Areia nos Dentes .

Max Mallmann é escritor e roteirista de TV e autor de Síndrome de Quimera e Zigurate , este último concorreu ao Prêmio Jabuti, foi publicado na França e está sendo adaptado para o cinema no Brasil.

Nelson de Oliveira é escritor, ensaísta, diretor de arte e autor de Os Saltitantes Seres da Lua e Subsolo Infinito . Em 1995, seu livro Naquela Época Tínhamos um Gato recebeu o Prêmio Casa de las Americas.

Octavio Aragão é designer gráfico, escritor, autor do romance A Mão que Cria e criador do blog Intempol.

Mediação: Gerson Lodi-Ribeiro é escritor e autor de O Vampiro de Nova Holanda e Outros Brasis . Atualmente trabalha com o game de ficção científica Taikodom.

sábado 20

19h30 mesa 2: Publicar uma Nova Ficção Fantástica no Brasil – Existe Espaço?

Debate com editores de livros e de revistas digitais de várias regiões do país sobre a viabilidade editorial e comercial de se publicar literatura fantástica de autores nacionais.

Convidados:

Ana Cristina Rodrigues é historiadora, professora e escritora. Preside o Clube de Leitores de Ficção Científica e coordena a Fábrica dos Sonhos, um coletivo de autores de gênero. Atua como editora virtual, com o zine Somnium, o blog Letra e Vídeo e a editora Fábrica dos Sonhos.

Ednei Procópio é diretor da Giz Editorial, que publica obras de literatura fantástica, como Trevas , Renascimento , Getsêmani e Amor Vampiro . A coleção Universo Fantástico e o site homônimo, também são frutos de seu trabalho nessa editora paulista.

Jacques Barcia é jornalista, escritor, editor da revista digital Kalíopes – voltada para a fantasia pós-moderna – e co-editor da revista digital Terra Incógnita , com foco em ficção científica. É co-autor do blog Post-Weird Thoughts, escrito em inglês.

Richard Diegues é escritor, editor, autor dos livros Sob a Luz do Abajur e Magia – Tomo I, e co-autor da série de livros Necrópole , além de organizador do livro Visões de São Paulo – Ensaios Urbanos e editor da Tarja Editorial.

Samir Machado de Machado é editor da Não Editora , organizador da coletânea de contos fantásticos inéditos Ficção de Polpa e responsável por livros como Areia nos Dentes , de Antônio Xerxenesky.

Mediação: Sílvio Alexandre é organizador do Fantasticon – Simpósio de Literatura Fantástica e membro da Comissão Organizadora do Troféu HQMix, o principal prêmio dos quadrinhos no Brasil. Criou e dirigiu várias coleções de literatura fantástica.


domingo
21

16h mesa 3: Por uma Crítica de Ficção Científica no Brasil: Primeiros Passos
Mesa sobre a produção acadêmica relacionada à ficção científica no Brasil, em particular a partir de 2000. Neste novo século, despontaram os primeiros artigos e livros sobre a relação entre ficção científica e cibercultura.

Convidados:

Adriana Amaral é professora, doutora pela PUC/RS e autora de Visões Perigosas: Uma Arquegenealogia do Cyberpunk.

Alfredo Suppia é professor, doutor pela Unicamp e pesquisador do cinema brasileiro de ficção científica.

Rodolfo Londero é mestre pela Universidade Federal de Mato Grosso, pesquisador da área de cibercultura e co-editor de Volta ao Mundo da Ficção Científica .

Mediação: Rodolfo S. Filho é jornalista, tradutor, escritor e autor de um dos blogs mais antigos e renomados da web brasileira, o Leituras do Dia. Colaborou para a revista Superinteressante , entre outras.

domingo 21

18h mesa 4: Ficção Científica Brasileira: Passado e Presente do Gênero no Brasil
Debate com os três dos maiores nomes da literatura de ficção científica do Brasil que se destacaram entre os anos 1980 e 1990. Esta mesa busca promover a troca de idéias sobre suas incursões no mundo da literatura, da música, do ciberpunk, além de abordar projetos futuros.

Convidados:

Bráulio Tavares é escritor, compositor e autor de A Espinha Dorsal da Memória e O que é Ficção Científica .

Fausto Fawcett é cantor, compositor, escritor e autor de Santa Clara Poltergeist e Favelost.

Guilherme Kujawski é jornalista, escritor e autor de Piritas Siderais e Borba na Infolândia , este em parceria com Sérgio Kulpas.

Mediador: Sérgio Kulpas é jornalista e escritor.

domingo 21

20h30 Pecha Kucha Night São Paulo – Saiba mais

10h às 15h30 oficina: A Escrita em Ficção Científica Brasileira – Saiba mais

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s