Steampunk: o futuro do passado

“Under slate grey Victorian sky”

É impressionante o volume de matérias e links que eu recebo via feeds, twitter, email, etc, quase todos os dias, sobre a temática do steampunk / neovitorianismo. Certamente é um sinal da ampla divulgação que essa subcultura teve, principalmente no último ano. Vejamos o que anda rolando por ai:

# Steampunk: the future of the past – Matéria recém publicada no jornal britânico Guardian a respeito da sobrevida do subgênero de ficção especulativa (a.k.a. FC) apontando que a mescla com a cultura juvenil pode ter sido o vetor de popularização do mesmo. Apesar de curto, o texto tem profundidade e conhecimento de causa – basta ver o perfil de quem escreveu a matéria. A dica foi do Jacques Barcia.


#Capacete de bombeiro vintage – Tinha que ser noticiado na BoingBoing! Esse capacete/respirador de época dos bombeiros é totalmente cult. Ir a um baile steam com ele ia ser sucesso garantido!! rs


# Ada Lovelace Day – Aproveitando o clima retrô e vitoriano, o próximo dia 24 de março será o dia da blogagem coletiva Ada Lovelace onde serão feitas postagens a respeito de mulheres e tecnologia ou mulheres na tecnologia que admiramos. Essa mulher extraordinária para a época foi uma das primeiras mulheres-cientistas e ficou conhecida como a “encantadora dos múmeros”. Educada com tutores de ciência e matemática na Inglaterra e filha de Lord Byron – a quem ela nunca conheceu. A história de Ada serviu de influência e tem tudo a ver com steampunk, literatura e cibercultura desde a história “The different engine” de Gibson e Sterling.. Recentemente, através de estudos históricos e biografias, suas contribuições científicas foram resgatadas, bem como a importância de seu relacionamento de trabalho com o matemático Charles Babbage. Aguardem meu post sobre o assunto no dia 24 de março.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s