ffwd e visualização do last.fm

Sabadão chuvoso e estou trabalhando em dois papers mais ou menos simultaneamente, lendo, digerindo e tentando organizar as ideias para dai escrever. Pelo menos ontem consegui vencer dois deadlines que estavam me infernizando. É um processo “esponja” no sentido que tu ficas o tempo inteiro absorvendo conceitos e idéias e depois precisa filtrar tudo, o que por vezes causa uma certa angústia. O problema de pesquisar na rede – e eu tava antes dando uma varrida em alguns artigos – é que a probabilidade de ficar indo de link em link e se perder nessa vastidão de coisas é muito grande.

Para aproveitar os resultados de algumas pesquisas, deixo dois links de projetos que achei interessantes. O primeiro uma plataforma comercial e o segundo um projeto de pesquisa.

ffwd – essa plataforma está para os vídeos como o last.fm e o ilike estão para as músicas, sistema de recomendações e taggeamento com a possibilidade de se criar canais específicos de seriados, música, etc.

Monitoramento e visualização do Last.fm – Por falar no Last.fm, interessantíssimo o projeto alemão Visualizing Last.fm que monitora e depois cria mapas de visualização dos gêneros musicais e seus fãs a partir da plataforma. O projeto consiste em quatro partes: 1) Comparação entre os grupos de fãs; 2) Flutuação dos fãs 3) Lançamento de álbuns; 4) Acumulação de gêneros. Excelente essa visualização dos dados a partir das audiências. Abaixo dois diferentes tipos de mapas por gêneros musicais e por países, as perguntas norteadoras do projeto e a metodologia utilizada.

Which artist is a »one-hit wonder«, and which has got a constant fan-community? Are the supporters of the band Radiohead more receptive forwards various fashions of music than the fans of the hip-hop artist Nelly? In which towns do certain genres of music cumulate, and in which countries is a newly brought-out album heard first? These and other questions can be investigated with the help of Last.fm, which is a social music-network with a personalized radio station.

By listening to it, the member continuously generates new data, which are saved in the public database being pertinent to it. We observed part of these data for a period of four months and evaluated them in order to find answers to the above questions, for the audience of Last.fm.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s