Nova mídia como um termo geracional

Alfred Hermida, do blog Reportr.net, jornalista e professor da University of British Columbia, fez um post interessante questionando o uso do termo “new media” como indicativo de novas formas de comunicação e jornalismo. Para ele, é apenas uma questão geracional que tende a se dissipar conforme a geração Y cresce, uma vez que o que era novo para a geração anterior passa a ser simplesmente o mundo na qual elas vivem.


O próprio Lev Manovich, autor de “The language of new media“, livro clássico publicado em 2001, questionou o uso desse termo em seu novo livro chamado “Software takes command” (publicado em 2008 sob licença Creative Commons). Para Manovich, o uso do termo não seria mais necessário, uma vez que está contemplado dentro do que ele conceitua como campo dos “software studies”. Contudo, segundo ele, nesse termo deve-se considerar os aspectos culturais, humanísticos, artísticos e técnicos não na acepção original de software.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s