Last.fm, o delator?

Last.fm X Techcrunch – round 1

Uma pausa na cobertura do Psychocarnival 2009 para uma notícia muito interessante do ponto de vista de pesquisa – e enquanto ouvinte. Na sexta-feira, o TechCrunch lançou um rumor de que o Last.fm estaria entregando os dados dos usuários que escutassem o álbum novo do U2 – No Line On The Horizon – que vazou para a RIAA. De acordo com o Ars Technica no entanto, a notícia foi desmentida dia 22/02, tanto pelo Last.fm quanto pela própria RIAA.

Hoje, Richard Jones, CEO do Last.fm postou no blog da companhia que a notícia é mentirosa e que o Last.fm leva a sério o respeito pela privacidade dos usuários. “When you signup to Last.fm and scrobble what you listen to, you are trusting us with your listening data. We take this very seriously. The old-timers on Last.fm who’ve been with us since the early days can attest to this – we’ve always been very open and transparent about how your data is used“. Além disso, Jones, disse que o TechCrunch é “full of shit” e afirmou que todo o rumor só fez com que a estratégia de lançamento do álbum seja um sucesso mostrando o aumento dos ouvintes da banda nos últimos dias, conforme podemos ver no gráfico abaixo:

Desde a controvérsia sobre as vendas dos dados dos usuários do Facebook, a discussão em torno de privacidade, controle e data mining tem sido uma das mais instingantes. Aguardamos ainda mais controvérsias, uma vez que a simples visualização de quem está ouvindo o quê pode ser utilizada das mais variadas formas mercadológicas ou não.

E quanto ao álbum? Já escutei, por supuesto, de primeiro não gostei muito mas ainda estou ouvindo mais algumas vezes para ter uma audição distanciada, ainda mais que isso já me aconteceu com Zooropa, que de cara não gostei e hoje é um dos meus favoritos.

np:
U2 – Moment of surrender

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s