3 Visões sobre o PsychoCarnival 2009

Meio que por acaso, acabei fazendo uma micro análise das coberturas (jornalísticas ou não) sobre o PsychoCarnival 2009:

1) Ontem o Jornal da Globo passou uma matéria que já tinha aparecido no Jornal da RPC, mas vale a pena conferir porque até que ficou direitinho – considerando que é uma mídia mainstream falando sobre subculturas (normalmente eles dizem bobagem quando tratam desse tipo de assunto). A repórter Malu Mazza, que eu conheci há um tempo atrás no lançamento do meu livro mandou bem – também com o monte de material que tinha sobre o psycho como fanzines, etc, deu pra ter uma boa noção. Um erro da matéria é que no off inicial das imagens o texto fala em Sid Vicious (o baixista) e a imagem que aparece é de Johnny Rotten (o vocalista) dos Sex Pistols.

A única coisa que me irritou foi aquele sorrisinho de “olhem que coisa bizarra” da âncora Cristiane, dando à cobertura sobre esse tipo de manifestação um aspecto pitoresco e “desviante”, coisa que a literatura dos estudos subculturais britânicos explica muito bem a partir das apropriações midiáticas mainstream/underground (vide Dick Hebdge, Sarah Thornton, entre outros).

2) Para uma cobertura de nicho e micromidiática, recomendo o blog Zombilly, do jornalista Andye Iore de Maringá que resenhou todos os dias do festival. Vejam que o conceito do “que é notícia” e o que interessa ser divulgado muda para quem é insider da cena – eu não sou, estou comentando aqui como observadora, mesmo que a proposta do blog não seja exatamente jornalística. Também há um aumento nas resenhas críticas sobre os shows.

Momento onde está ladya? Desafio os leitores
a me encontrarem nessa foto

3) Finalmente, o momento comédia. Um blog “cristão” que avisa aos leitores que o PsychoCarnival é uma manifestação dos maçons/satanistas! Adorei o toque final com “Coisas malignas acontecem lá.” Realmente o PsychoCarnival era obra do demo, afinal o calor que tava no clube Operário era infernal! De se dobrar de tanto rir da ignorância alheia. Aliás nesse blog ai tá cheio de pérolas!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s