Who watches the watchmen?


Ainda estou sob o impacto de ter assistido Watchmen no domingo e de perceber que depois de tantos anos muitas coisas permanecem as mesmas, embora o contexto histórico e técnico seja muito diferente. A grande sacada dessa graphic novel sempre foi o desvelamento, a essência “humana demasiado humana” dos “heróis”. Lembro até hoje de quando a li pela 1a vez lá nos idos de 89/90. Foi um soco no estômago ver o não-maniqueísmo bem X mal de Alan Moore transbordando das páginas da HQ. De uma certa forma, junto com A piada Mortal e Cavaleiro das Trevas mudou meu conceito de HQ e me fez refletir demais. Nunca esqueci daquela capa enigmática, do relógio, das roupas de herói nos armários, enfim alguns ícones e mitologias da série. Grandes obras nos deixam com um certo amargo na boca e não pode ser diferente.

Mas enfim, estou usando esse subterfúgio porque a exaustão dessa segunda-feira me impede de qualquer resenha mais elaborada. Muitas ironias e excelentes diálogos permanecem, embora hajam falhas (Rorschach por exemplo merecia mais que um curto flashback) e há apelações um tanto melosas em alguns momentos – mas confesso que gostei da transposição para a tela do triângulo amoroso entre Dan Dreiberg (Coruja II), Laurie Jupiter (Silk Spectre II) e Jon Osterman (Dr. Manhattan), bem mulherzinha que eu sou rs. O que mais me chamou atenção no entanto foi a atualidade da estória. O mundo alternativo de Moore continua nos assombrando e vigiando a cada esquina em que um pedófilo ataca uma criança ou que não sabemos quem são os terroristas. A vigilância sistemática e as punições nunca foram tão reais em tempos de redes e conexões… Eu gostei do filme, apesar de tudo. Mas quem conseguiu escrever com propriedade sobre a transposição de uma narrativa tão complexa foi meu amigo Daniel HDR, confiram lá o post.

Deixe uma resposta

