Alguns dados da pesquisa sobre os usuários brasileiros do Last.fm


Então, a partir de hoje e, na medida do possível pretendo começar a divulgar alguns dados a respeito da pesquisa que eu e Maria Clara Aquino desenvolvemos sobre os usuários brasileiros do Last.fm. O primeiro fato que nos chamou atenção diz respeito às dificuldades de se conseguir dados sobre essa plataforma, principalmente em termos numéricos. Apesar de ser uma plataforma relativamente popular em seu nicho, seu efetivo uso ainda é bastante pequeno se comparado com Facebook, Myspace, etc.

O Last.fm é um site utilizado por “heavy users” e “early adopters” ainda mais notadamente usuários explicitamente interessados em música, sejam eles fãs, produtores, músicos, jornalistas da área, DJs, etc. Um dado empírico que complementa essa faceta do site está em um email que recebi há mais ou menos um ano atrás. Um determinado portal especializado em dois gêneros musicais bastante específicos – não posso contar qual pois ainda não pedi autorização para divulgar esse dado – estava contratando jornalistas e o editor enviou um email para vários contatos, colaboradores e colegas. O detalhe era que além do currículo, era exigido que o candidato à vaga enviasse também o link do seu last.fm. para que fosse avaliado se os estilos “ouvidos” (ou pelo menos exibidos através do perfil) se enquadravam dentro do perfil editorial. Isso já é um bom índice das estratégias de visibilidade e divulgação e do uso desses perfis como parâmetro de “gosto”, por exemplo.

Outra dificuldade que encontramos é que nem todos os usuários efetivamente utilizam o sistema de taggeamento, apenas observando as visualizações do “scrobbling” como a característica mais marcante da plataforma. E isso nos foi apontado extra-questionário, através de mensagens na própria shoutbox do site ou via emails, msn, etc.

Quanto ao número total de usuários brasileiros, na época de realização da pesquisa (entre janeiro e fevereiro de 2009) estimava-se que o Brasil possuia aproximadamente 1.600 usuários cadastrados como tal (não estão contabilizados aqui brasileiros que não marcam a opção do país e/ou moram fora), correspondendo à 0,8% dos usuários da plataforma, sendo 22o. país no ranking de quem mais utiliza o sistema. Um dado relevante que foi indicado através da pesquisa é o fato de que muitos usuários comentaram a utilização das tags no idioma inglês, mostrando que os fluxos comunicacionais e inclusive lingüísticos também perpassam questões relativas a procedência “geográfica” dos gêneros como por exemplo no caso do “britpop”.

O questionário foi respondido por 69 usuários, correspondendo à 4,2%. Apesar de ser uma amostra relativamente pequena, considerando a especificidade temática do site e a questão relativa ao uso das tags, acreditamos que ela seja suficiente para dar conta de parte de nossa problemática inicial cujo interesse era mais de uma primeira imersão nesse contexto do que de efetivamente realizar um estudo quantitativo.

Observamos a seguir alguns dados que pontuarão nossa análise a respeito das apropriações e usos das tags nos sistema pelos brasileiros. Lembrando que esses são dados brutos e que há ainda mais informações e análises a serem divulgadas em 3 artigos, 2 que estão aguardando aceites e 1 que está em fase de elaboração.

>> Gênero:

Feminino 21 30%
Masculino 48 70%

Há uma predominância de usuários do gênero masculino (70%) contra 30% feminino.

>> Idade:
Em extensão vai de 17 à 44 anos sendo a média em torno dos 25-30 anos.

>> Regiões do país:
Sudeste e sul respectivamente dominam, mas ainda estou trabalhando no mapa com percentuais e com a participação de todas as regiões. Aguardem.

>> Tipo de pesquisa:
Indagamos como os usuários utilizam a pesquisa na plataforma. O campo genérico de busca, as tags e as rádios personalizadas aparecem aqui como os mecanismos de busca preferidos dos usuários brasileiros, marcando ainda que não efetivamente uma certa falta de relacionamento com as práticas de taggeamento ou mesmo preferências de buscas mais livres.

Campo de busca 32 47%
Faixas da semana 1 1%
Tags 18 26%
Rádios 7 10%
Usuários 3 4%
Eventos 1 1%
Principais artistas 3 4%
Artistas do momento 0 0%
Outros 3 4%

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s