Quarta em conexões

* Aniversário do pai do ciberespaço – Ontem foi aniversário de 61 anos de William Gibson, mestre e visionário da FC contemporânea. A Wired fez uma matéria com uma espécie de retrospectiva dos fatos mais importantes, com destaque, óbviamente para o termo ciberespaço. “The term has gone on to revolutionize popular culture and popular science, heralding the power and ubiquity of the information age we now regard as common as iPhones. Since its invention, “cyberspace” has come to represent everything from computers and information technology to the internet and “consensual hallucinations” as different as The Matrix, Total Information Awareness, and reality TV“. Gibson é o “culpado” pela minha inserção nessa área, por ter me influenciado a estudar cibercultura e a tentar compreender esse imaginário e ainda permeia muito do que eu escrevo. De tudo que eu já publiquei, ter feito o posfácio à edição comemorativa de 25 anos do Neuromancer no ano passado é meu maior orgulho. Um brinde ao pai do sprawl!!!
* EPTIC – Por falar em ciberespaço, a revista EPTIC OnlineRevista de Economía Política de las Tecnologías de la Información y Comunicación está com uma nova edição. Destaque para o texto do Sergio Amadeu, “Arquiteturas em disputa: ativistas P2P e a indústria da intermediação“, imperdível pelo resgate histórico sobre a cultura hacker e a relação com as perspectivas de colaboracionismo e as disputas pelos direitos autorais.
* Para entender a Internet – Ontem também foi lançado via Twitter o ebook Para entender a Internet, organizado pelo Juliano Spyer (autor do livro Conectado) com pequenos verbetes sobre conceitos essenciais em relação à Internet como redes sociais, blogs, microblogs e distribuído gratuitamente online. Os verbetes foram escritos tanto por alguns pesquisadores quanto por profissionais da área (colegas e amigos como Raquel Recuero e Fábio Fernandes estão entre os 38 autores). Mais uma boa sacada. Para baixar, clique aqui.
[Pausa: um sonoro blé!!!! para quem argumenta que o Twitter é uma ferramenta fútil onde as pessoas contam o que estão fazendo – isso é coisa de quem a) não usa ou usa pouco a ferramenta b) não segue pessoas cujos assuntos sejam do seu interesse específico c) não leu as pesquisas realizadas sobre o assunto, apenas matérias em revistas e jornais não-especializados ou mainstream – aliás, até agora todas as
pesquisas apontam para o contrário, esse uso é minoritário, o uso majoritário é de caráter informativo, de busca e compartilhamento de informação especializada. É o mesmo tipo de argumento, super irritante e desgastado diga-se de passagem, de quando surgiram os blogs. Irônico que muitas dessas pessoas acabaram fazendo um blog.]
* Entretenimento Digital – Aproveitando a deixa, compartilho que atendendo aos pedidos do pessoal que não pôde fazer na primeira vez, está confirmada a 2a. edição do Curso de Extensão em Comunicação, Consumo e Entretenimento Digital organizado pelo Grupo de Pesquisa em Cibercultura do Mestrado em Comunicação e Linguagens para os dois primeiros finais de semana de maio (dias 09, 10 e 16). As informações completas (datas, horários, módulos e professores) e inscrições podem ser feitas aqui. Em breve falo mais a respeito.
* Websemântica – Para fechar, um link recomendado pelo Pierre Levy via twitter, matéria do ReadWriteWeb sobre web semântica, indicando que o Twine está preparando uma ferramenta de autoridade de ontologias com a qual pretende ultrapassar o delicious.
PS: E me aguardem que depois eu volto para uma análise sobre o bafão Trent Reznor X Chris Cornell e outros cases que são um prato cheio para quem estuda cultura dos fãs.
PS2: Sei que ainda estou devendo mais dados a respeito da pesquisa sobre os usuários do Last.fm, but hang on people, essas duas semanas estão mega agitadas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s