Dia de Ada Lovelace

Na correria cotidiana quase esqueci, mas a Cris S. me lembrou ao enviar o link dessa matéria do Guardian sobre Ada Lovelace por email. Hoje é Ada Lovelace Day e quem fez “a promessa” deve postar algo sobre a relação mulheres e tecnologia. Ada é considerada por muitos como a primeira programadora ou analista de sistemas do sexo femino. Juntamente com Charles Babbage participou ativamente do legado do “difference engine” e da máquina analítica, que foram essenciais para o que hoje chamamos de computação. Ada é um exemplo pra qualquer mulher que queira seguir carreira nas área de ciência e tecnologia. Se não fosse por algumas pioneiras como ela, eu e muitas de minhas colegas que pesquisam mídias digitais, internet, etc , nem poderiam estar atuando e eu sequer poderia postar aqui nesse blog. Observem que esse ano somos maioria no GT Cibercultura da Compós e maioria no CCD Abciber, só pra falar da área onde eu atuo em termos nacionais, pois lá fora temos grandes representantes como Sherry Turkle, Christine Hine, Donna Haraway, entre outras. Ter conquistado o direito ao acesso à educação, à escrita e a uma profissão é algo que não deve e não pode ser esquecido. E é pra Ada Lovelace – filha de um dos meus poetas favoritos (Byron) – que eu dedico esse breve post e sobre quem eu indiretamente penso toda vez que imagino um metaverso steampunk e falo sobre mulheres e neovitorianismo🙂 Um brinde!!!

Deixe uma resposta

