Internet, fãs e Last.fm

Nesse início de semana teve uma efervescência de modos interessantes e alternativas de uso das redes para divulgação da música. Mas pretendo comentar isso no feriado, quando espero conseguir respirar e terminar algumas leituras e poder analisar um pouco melhor os acontecimentos recentes envolvendo Amanda Palmer e Trent Reznor e as “social media” – btw, esse termo ainda me incomoda bastante. Mas, vamos às notinhas interessantes do dia.

** How the Internet Got Its Rules – artigo interessante do New York Times sobre os primórdios do ciberespaço. Vale pelo interesse histórico. A dica foi da pesquisadora Jenny Ryan , que escreve no ótimo blog Webnography sobre antropologia no ciberespaço, netnografia, mídias digitais e assuntos afins. Jenny e eu temos trocado algumas ideias bem interessantes via rede e além de também trabalhar com etnografia digital descobrimos que ambas adoramos The Shamen.

** Fãs de Twilight viram objeto de estudo – Tenho seguidamente comentado acerca dos estudos sobre fandom e mídias. E hoje saiu mais uma edição da revista sobre estudos de Internet e cibercultura First Monday, justamente com um artigo intitulado Industries, artists, friends and fans: Marketing young adult fictions online que trata dos usos de marketing na divulgação da saga Twilight de Stephenie Meyers. Ainda não li mas estou super curiosa.


** Painel sobre o Last.fm aprovado na Aoir 10 – E a unica boa notícia do dia foi que o painel Last.fm – Friendship, Recommendation and Consumption on a Music-Based Social Network Site – organizado por mim que conta com as pesquisadoras Nancy Baym (University of Kansas), Simone de Sá (Universidade Federal Fluminense) e Marj Kibby (University of New Castle, Australia) foi aprovado para apresentação na Aoir 10 – Conferência Anual da Association of Internet Researchers que acontecerá de 07 a 11 de outubro de 2009 em Milwaukee, Wisconsin, EUA. O tema da conferência esse ano será Internet: Critical. No painel, vou apresentar e debater alguns dados da pesquisa feita por mim e Maria Clara sobre as práticas de consumo e de taggeamento dos usuários brasileiros do Last.fm.



** Papers da Compós 2009 – Por falar nisso já sai
u a programação do GT Comunicação e Cibercultura da Compós. Os papers já estão disponíveis em pdf para leitura. Basta entrar no link Programação dos GTs. Vou apresentar o artigo Plataformas de música online: práticas de comunicação e consumo nos perfis na quinta-feira dia 04/06 pela manhã na mesa Sensorialidades e Sistemas de Recomendação, coordenada pelo Sergio Amadeu, juntamente com o Vinicius Pereira & José Claudio Castanheira (UERJ) e Simone de Sá (UFF), que também falarão sobre música.

** Air Supply no Brasil – Tá, infelizmente a notícia ruim é que vou perder os shows dos cafonas do Air Supply na semana que vem. Mas nem sempre dá pra ganhar todas rs. Não vai ter show em Curitiba.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s