Cursos: música, games e entretenimento digital

Aproveito para divulgar três cursos de extensão que devem interessar aos leitores aqui do blog, dois em Salvador na UFBA e um em Curitiba na UTP.

1) Jogos Eletrônicos – O pessoal lá do Realidade Sintética montou um Workshop de jogos eletrônicos, comunicação e cultura bem legal.


De 18 a 20 de abril, o Petcom – Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Comunicação da UFBA – promove o I Workshop Realidade Sintética de Jogos Eletrônicos, Comunicação e Cultura. Direcionado para estudantes e profissionais, o evento é gratuito e pretende trabalhar a teoria e a prática da construção de roteiros para jogos eletrônicos, além de mostrar os diferentes estilos e classificações de games e sua relação com o campo da Comunicação Social. Para se inscrever no curso, que será realizado no auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA, basta enviar nome completo e RG para o email facomgames@gmail.com. As vagas são limitadas.

Local: Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA.
Data: 28 a 30 de abril de 2009.
Horário: 13h30 às 18h

Programação:

Módulo I – Panorama Histórico dos Videogames
28/04 – 13:30 as 15:30
Prof. Thiago Falcão

Módulo II – Introdução ao Videogame Design
28/04 – 16:00 as 18:00
Prof. Paolo Bruni

Módulo III – Introdução aos Ubigames
29/04 – 13:30 as 15:30
Prof. Luiz Adolfo de Andrade

Módulo IV – Videogames e Indústria Cultural
29/04 – 16:00 as 18:00
Prof. Paolo Bruni

Módulo V – Jogos em Rede e Estruturas Sociais
30/04 – 13:30 as 15:30
Prof. Thiago Falcão

Módulo VI – Etapas de Criação de um Alternate Reality Game
30/04 – 16:00 as 18:00
Prof. Luiz Adolfo de Andrade

2) Música Online – E, no mesmo período estarei também na UFBA, ministrando um mini-curso Mini-Curso intitulado “Reconfigurações das práticas de jornalismo e de consumo nas plataformas sociais de música online“, durante os dias 29 e 30 de abril, das 14:30 às 17:30 h. O Mini-Curso está direcionado para pesquisadores da área de Cibercultura, profissionais de Comunicação e estudantes de Pós-Graduação, sendo porém aberto à participação de qualquer interessado. As inscrições serão feitas na primeira sessão do Curso, na FACOM. Será emitido certificado de participação.

Ementa do Curso:
“O curso parte de uma discussão comparativa sobre a construção identitária dos perfis e do consumo musical em quatro diferentes plataformas : MySpace, Last.fm, Imeen e Blip.fm, nas quais pretendemos observar os fluxos comunicacionais característicos desse tipo de mídia, que incorpora tanto aspectos do jornalismo e da crítica musical tradicional quanto apresenta uma multiplexidade midiática e novos formatos como sistemas de recomendação além de mudanças na hierarquia da relação fã-artista-jornalista.

Através da análise das práticas de buscas de fontes e de categorização dos gêneros musicais, observamos a construção/mediaçã o das identidades online através da criação dos perfis como “performance de gosto”dentro das cenas musicais no contexto da web, identificando as estratégias midiáticas de auto-apresentaçã o e auto-promoção nos dispositivos de visibilidade das subculturas que, através dos múltiplos usos desses sites de redes sociais por seus participantes, no qual se observa três tipos de elementos constitutivos tanto da crítica quando do jornalismo musical 1) disputas simbólicas e hierárquicas na “formação de gosto” , 2) laços de amizade “fracos” que são complementados em interações multiplataformas 3) práticas de “social tagging” e folksonomia para a categorização de gêneros musicais”.

3) Consumo e Entretenimento Digital – E o GP Cibercultura promove mais uma edição do curso de extensão em Comunicação, Consumo e Entretenimento Digital.

As aulas acontecem nos dias 9, 10 e 16 de maio, no Campus Prof. Sydnei Lima Santos da universidade, em Curitiba. São 20 vagas disponíveis para a comunidade em geral, além de alunos e profissionais de comunicação, design, marketing e áreas afins. O investimento é de duas parcelas de R$ 100,00.

O curso visa Introduzir os alunos à temática da comunicação e entretenimento no contexto das redes digitais, apresentar o panorama do consumo a partir dos usos das tecnologias de comunicação além de debater a teoria e apresentar aplicações práticas de ferramentas digitais.

Assuntos como o consumo de música online, a indústria dos games e a comunicação, as identidades juvenis e o entretenimento e os fãs e as relações de consumo nos ambientes online serão temas das aulas.

Informações completas e inscrições aqui.

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