Como andam as plataformas de música online?

Ontem participei de uma entrevista para o TCC do Vinicius Oliveira (orientando do colega Rogério Christofoletti na Univali) sobre o conhecimento musical através do Last.fm. Discutimos bastante a respeito da questão das tags e sua relação cultural com os gêneros musicais e da dificuldade de se encontrar uma metodologia adequada à pesquisa desse tipo específico de sistema de recomendação seja em seus aspectos semânticos, seja em seus aspectos subjetivos de taggeamento.

Novo design da rádio do Last.fm

Rádio da tag synthpop em seu novo design

Segundo o blog oficial o last.fm sofreu um redesign no visual da rádio. Seria por conta dos 3 euros que o pessoal de fora da alemanha, Inglaterra e EUA estão pagando? Essa estória ainda está rendendo pois as pesquisas apontam que a rádio era tão utilizada pelos usuários quanto o serviço de scrobbling (plugin rastreador de arquivos musicais).

Enquanto isso, o Blip.fm cujo aumento de usuários brasileiros foi surpreendente nos últimos meses foi alvo de reclamações durante o fim de semana, uma vez que, a partir do banco de dados do Imeem ele estava apenas gerando streaming de 30 segundos das músicas escolhidas, fato que me foi avisado pelo Marcos Palacios. Testei novamente ontem e algumas músicas continuam dessa forma.

E para quem estava apostando no Spotify como grande concorrente ao Last, a notícia é bem desalentadora, Daniel Ek fundador e CEO da empresa, declarou semana passada à revista Billboard que gostaria de trabalhar em parceria com o last para o uso de seu sistema de recomendação. Andaram me indicando o GrooveShark, mas ainda não tive tempo de testá-lo. Mas , aparentemente, por enquanto nenhum substituto parece fazer sombra à plataforma preferida em termos de recomendação musical.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s