Dicas: Compós e Redes Sociais na Internet

Daqui algumas horas – já que me colocaram num vôo cedíssimo da madru…manhã – chego em Belo Horizonte para o XVIII Encontro Anual da Compós – Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação – na PUCMinas, onde participarei do GT Cibercultura. Apresento o paper Plataformas de Música Online: Práticas de Comunicação e Consumo nos Perfis na mesa Sensorialidades e Sistemas de Recomendação – coordenada pelo Sérgio Amadeu (Casper Líbero) durante a manhã de quinta-feira dia 04/06, juntamente com Vinicius Pereira & José Claudio Castanheira (a quem relatei) e Simone de Sá (UFF) – que foi minha relatora.

Além das discussões no GT e de rever vários colegas das outras subáreas da comunicação que acabo encontrando pouco, o destaque também será o lançamento dos livros que acontecerá a partir das 21h 30 após a conferência de abertura. Em especial, recomendo Redes Sociais na Internet da Raquel Recuero, mais uma obra da coleção Cibercultura da Editora Sulina, lá de Porto Alegre, capitaneada pelo amigo e editor Luis Gomes. Raquel é minha colega de pesquisa e de blogs , desde os “remotos” tempos do mestrado, quando éramos jovens padawans irritadinhas procurando por distúrbios na força. Passamos o tempo inteiro de nossas teses trocando comentários, críticas e apoio. Trabalhamos juntas na organização do livro Blogs.com (junto com a Sandra Montardo – que tb estará no GT) e em breve virá mais um projeto que está em período de gestação. Além de uma pesquisadora de mão cheia, sempre disposta ao compartilhamento de ideias, ela ainda é uma grande amiga com quem falo quase todos os dias e que dedicou um belo agradecimento a mim no livro, que em breve sairá em versão em pdf. Estou muito feliz com esse lançamento pois sem que vem a suprir uma grande demanda na bibliografia nacional no campo. Segue o release:

O livro de Raquel Recuero trata de um fenômeno que toca milhares de usuários ao redor do mundo: surgimento das redes sociais na Internet. A partir de uma proposta teórico-aplicada, o livro foca as questões teóricas voltadas ao atores, ao capital social e às estruturas das redes sociais, bem como sua aplicação para os estudos na Internet, a popularidade, autoridade e reputação em sites como Fotolog, o Flickr, o Orkut etc. Discute, assim, toda uma cultura da sociabilidade mediada emergentes em diversos grupos e comunidades. O livro de Recuero nos ajuda a ver como as redes sociais na Internet são instrumentos de colaboração e de produção de conhecimento, e como devemos aprender a usá-los para ampliarmos a nossa ação sobre o mundo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s