Desconexão e reflexões pós-compós


Passei um tanto desconectada por alguns dias devido a um problema na coluna, que me fez evitar carregar meu notebook para a Compós. Agora, finalmente após dormir várias horas consegui me recuperar da maratona. Achei o evento, em termos de conteúdo, bem superior ao do ano passado sob vários aspectos. Houveram alguns problemas é claro, minha principal reclamação diz respeito a instabilidade do wifi na sala, em especial no nosso GT ao qual uma boa parte de pessoas twittavam. Agora, um breve relato.

#Abertura com Giles Lipovetsky – O Lipovetsky é bem arroz de festa aqui no Brasil. Já tinha visto ele umas outras 3 vezes, então não foi nada de muito novo a fala dele sobre consumo. Não gosto muito do fato de que ele não distingue compra de consumo e embola os conceitos. Prefiro o trabalho do Collin Campbell sobre o assunto, por exemplo.

#GT Comunicação e Cibercultura – Adorei retornar ao GT Comunicação e Cibercultura após 2 temporadas participando no GT Sociabilidade – da qual fui parecerista nessa edição. As discussões e críticas foram elegantes, mas incisivas e saí de lá com várias idéias e questionamentos. Os trabalhos estavam muito bons e apesar da diversidade houve um certo fio condutor. O fato de aparecer uma mesa relacionando música e cibercultura já atesta que certas temáticas estão se fortalecendo e uma ampliação do campo em termos de perspectivas teóricas e metodológicas – que foi outra discussão bastante profícua. Uma coisa marcante esse ano foi o alto número de ouvintes assistindo ao GT que ficou lotado durante os 2 dias, demonstrando o interesse que as temáticas despertam. Novo encontro desse grupo animado, só na ABCiber em novembro.

#Livros – O lançamento do livro de Raquel bombou. Todos os exemplares foram vendidos. Fiquei super feliz com o sucesso, ela merece! Comprei a coletânea Web 2.0. Participação e vigilância, organizada pelo Henrique Antoun, que saiu pela ed. Mauad, nosso querido ex-coordenador de GT. Também tive uma agradável surpresa, fui presenteada com o livro Mídias Digitais e Interatividade, organizada por Pedro Nunes e que saiu pela Editora da UFPB e que conta com um artigo do colega Claudio Cardoso de Paiva, que gentilmente me presenteou com o livro e ainda participou do GT. Pena que não deu muito tempo pra conversamos mais.

#Festa – Graças ao Vinicius Pereira tivemos uma festa Lado B, primeiro no bar/restaurante 2009 (que no ano passado se chamava 2008). A comida era muito boa e a decoração bem legal. Depois fomos ao Cine Unibanco, onde nas quintas rola uma festa atrás da sala de cinema – onde ficam passando curtas. Adorei a idéia de fusão cinema/música. Para variar, quem apareceu foram os mais festeiros e confirmados de sempre. Só por ter rolado Lou Reed e David Bowie já valeu a noite. Saímos de lá às 4h e fui de virada pro aeroporto (meu vôo era às 06h50). Em breve, as fotos, aguardem.

#BH – Infelizmente não pude aproveitar quase nada na cidade. A correria foi muita e devido ao excesso de trabalho sequer pude ficar o fim de semana por lá. Fica para uma próxima.

Em termos de momentos off-congresso, houve um saudável e divertido convívio com uma parte do pessoal do GT Recepção, em especial à Elisa Piedras (UFRGS) que foi uma super companheira de debates e opções estéticas. Outro destaque é o sempre querido Thiago Falcão que participou da nossa janta em comemoração ao livro da Raquel. Contudo, sentimos falta de MC e da Paula Puhl que contribuiriam imensamente para mais risadas e glitter. Já estou com saudade de Sandrinha e Raquel!

PS: Depois eu volto para comentar Terminator – Salvation, que eu amei!

np:
hands across the ocean – mission uk
(acordei com o espírito romântico/trevoso dessa canção em minha mente:
“everytime i think of you is like the last beat of my heart”)

Deixe uma resposta

