Terça-feira cinzenta e seus links

Um monte de assuntos interessantes rolando por aí nessa terça-feira ultra gélida aqui em Twin Peaks. Não terei tempo de me aprofundar, mas indico os links para leitura e comentários.

* Pirate Bay foi vendido – Sem dúvida a notícia do dia, quiçá da semana foi a venda do Pirate Bay para a empresa Global Gaming Factory X. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos porque a novela do P2P X indústria fonográfica/cinematográfica etc deve continuar.


* Sense of Fashion – O TechCrunch fez uma matéria sobre um site de rede social voltado para a moda indie, o Sense of Fashion, “an Israeli startup that aims to be a marketplace for both Indie fashion designers to sell their designs and for consumers to be able to access clothes made by aspiring designers“. Há um bom tempo venho comentando a respeito da segmentação dos SRS em termos de nichos de música, moda, cinema, etc. As ações nesse sentido tem sido cada vez mais dirigidas à convergência dos públicos em seus interesses específicos e mobilizações. Por isso que ler algumas análises apressadas que ressaltam somente a importância do Orkut no Brasil – como discuti recentemente via Twitter com a Raquel Recuero – no Brasil me soam precipitadas e desconsideram não só a questão classe social, idade como estilo de vida, o que para mim é uma das chaves pra compreender esse tipo de dinâmica.

* Privacidade no Facebook – E por falar em SRS, não tem como ignorar o crescimento do Facebook, assim como as questões relacionadas à privacidade, tema da matéria do ReadWriteWeb de hoje, que analisa justamente as novas features do FB e sua arquitetura.

* Internet reinforça as divisões de classe? – Já o Internet Evolution comenta a fala de danah boyd num evento chamado Personal Democracy Forum no qual ela voltou a enfatizar a questão da divisão das classes na Internet, coisa que ela já tinha comentado no blog, principalmente no que tange a disputa MySpace X FB no contexto norte-americano, inclusive na cobertura midiática sobre o assunto. É um bom ponto para aprofundar a discussão.


* SBGames 2009 – Para fechar o post, o SBGames 2009 – Simpósio Brasileiro de Jogos Digitais e Entretenimento – que acontecerá na PUC-Rio de 08 a 10 de Outubro está com o CFP aberto. A temática central é “Pensando sobre Convergência”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s