Tendências de consumo musical

Semana passada o site Ars Technica publicou o relato de uma pesquisa elaborada no Reino Unido a respeito da compra de música online e CDs. O resultado foi que os fãs de música que mais fazem download são também os que mais compram CDs e os resultados são parelhos em todas as faixas etárias.

A compra do bem material ainda deixa os fãs mais felizes do que o download (66%), que é bastante utilizado para descoberta de música. Outra coisa interessante é o dado de que quem compartilha mais é quem mais compra. O que podemos observar a partir desses dados é que ainda não houve uma completa substituição de um formato pelo outro, mas sim uma complementariedade. Seria interessante ver isso em relação ao mercado brasileiro.

“While we fully expect that digital will eventually replace most physical consumption, this is not a clear cut replacement cycle like the change from vinyl to CD. It’s particularly encouraging that those who are listening to streamed music on their computers are actually buying more music on both CDs and downloads than the average music fan,” Music Ally CEO Paul Brindley said in a statement. “This suggests that digital can and is being used as a way of sampling new music which users may then go on to purchase.”

Enfim, não vou ficar discutindo todos os dados dessa survey, mas de certa forma isso se relaciona com alguns dados que meu amigo e-producer Ticiano Paludo comentou comigo dia desses em Porto Alegre, a respeito de uma determinada loja de discos – cujo dono ele entrevistou para a dissertação de mestrado – que tem sobrevivido e muito bem, vendendo edições raras (e caras com o perdão da rima pobre) em vinil e CD para colecionadores. Esses dados apontam então algumas reconfigurações e tendências sobre o consumo musical que merecem ser discutidas com mais propriedade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s