Dandismo e Steampunk

Olhando as minhas feeds encontro duas postagens aparentemente desconexas, na superfície, mas que em um olhar mais aguçado são complementares e indispensáveis à compreensão desse mundo tão híbrido em que vivemos. Por que às vezes, retroceder é preciso.

O primeiro são dois posts do meu amigo de longa data, Lutti, que fala sobre a importância de um novo dandismo para além da aparência. Diz ele: “Só que quando a gente estuda um pouco de história, percebe que a repetição cíclica é uma constante, portanto, em nada me surpreenderia que estejamos, sim, na iminência de um novo-dandismo, uma nova e extremada resistência de valores, mais do que estéticos ou morais, humanos. Uma nova leva de homens dispostos a valorizar o que aos outros parece frívolo, mas que se lhes traduz como um resgate da própria dignidade“. Acompanhe o resgate primeiro nesse post e depois nesse.

Depois, divulgo o lançamento da coletânea Steampunk, Histórias de um passado Extraordinário, do qual participa meu amigo Fabio Fernandes. O lançamento é amanhã em SP durant eo Fantasticon 2009. Pena eu não estar por lá.

Steampunk e dandismo têm tudo a ver em termos de filosofia, estética, movimento, moda, estilo de vida, chamem como quiser, e não é à toa que em pleno século XXI e em meio a panacéias tecnológicas e uma série de artefatos e gadgets, estejamos resgatando pensamentos, ideologias e estéticas da era vitoriana. Talvez em busca de uma alternativa saudosista e menos impregnada de vazio, de crítica e de poucos caracteres. Talvez seja apenas mais um hype. Mas talvez seja algo mais simbólico e significativo, uma memória implantanda de um imaginário que não se desdobrou como gostaríamos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s