We’re moving on… we’re flying fast… approaching lightspeed

accelerate… we’ll try to stand
where no one dared to be 

Dias intensos no caminho do final do semestre e de 2009 como um todo. Muitas pendências a serem resolvidas e o blog tem ficado bastante prejudicado nesse período. Acho que nunca fiz tanta coisa ao mesmo tempo como nesse ano que está prestes acabar. Foi um ano duro e complexo, de plantação e colheita ao mesmo tempo, e que certamente terá repercussões para 2010 –  mudanças e novidades, por conta de algumas decisões que tomei. Não estou em ritmo de retrospectiva e sim tentando compreender porque a minha dinâmica de blogar está tão diferente – para além da atribuição às facilidades e economia dos meios proporcionada pelo Twitter. Enquanto isso não acontece, compartilho com vocês um pouco dos últimos dias.

#7o. SBPJor – Por conta da rede Procad (UFBA, USP, UFSC e UTP) sobre “Ensino de Jornalismo Online em tempos de convergência” participei do 7o. Congresso da SBPJor – Associação Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo –  na ECA-USP em SP de quarta a sexta-feira, apresentando alguns dados levantados no primeiro ano do projeto em uma sessão coordenada.

# Cartier-Bresson e Walker Evans– Aproveitando os dias em SP e o “expertise” de minha colega Kati na área de fotografia, fui com ela em um passeio por duas excelentes exposições.

A primeira delas pode ser visitada gratuitamente no SESC-Pinheiros é do fotógrafo francês Henri-Cartier Bresson, dentro do Ano da França no Brasil. A exposição está de uma sensibilidade fantástica e minhas poucas e vagas palavras jamais dariam conta de expressar seus significados de luz e sombra nesse momento. Uma excelente experiência estética que extrai o âmago e as contradições do cotidiano e as condensa em pequenos mas inesquecíveis instantes. Vale conferir também os ótimos documentários sobre Bresson que estão por lá.

A segunda foi a exposição do norte-americano Walker Evans no MASP. As séries sobre o Mississippi e New Orleans são geniais captando um “outro american way of life” completamente distante dos estereótipos durante o período pós- Grande Depressão.

Let me catch the slit of light 
For a maidens sake 
On a maiden flight 
In the flat field 
I do get bored

#Trevosando na Treffen 3 – No sábado à noite, fui dar uma conferida nos showzinhos de darkwave nacionais no Inferno Club e acabei trevosando geral. Ouvir cover de In the flat field pela Escarlatina Obsessiva ganhou noite, além de pitadas de EBM e synthpop na pista. Me diverti ainda mais porque encontrei dois ex-colegas de graduação famequianos, coisa totalmente inusitada considerando o tamanho de SP, mas nada coincidente levando em consideração o perfil das criaturas haha (e aqui me incluo). Foi super legal resgatar discussões sobre surrealismo alemão, romantismo e a velha “treta” – pra usar gíria de paulista rs –  mas afinal o que é gótico? – o tópico mais polêmico de qualquer rodinha subcultural proto-trevosa ou trevosa, isso muito antes da internet. Foi uma ótima ocasião para estrear minhas makeups vampirescas da Sephora e da MAC, estou ainda agora com um pouco de glitter prateado no olho rs. Uma bella noite!

E agora, voltando a realidade de leitura de dissertações, trabalhos e fechamentos de notas em 5,4,3,2,1…

2 comentários

  1. aline naomi · dezembro 1, 2009

    Assim, só sugestão: melhor você vir pra São Paulo de uma vez para economizar em avião e hotel! =PMeu, que linda essa foto do Bresson! Vou ver se arranjo alguém pra ir comigo ver a exposição!Ah, e eu ainda queria te ver. Só que tem que ser antes de 2012, quando o mundo acaba (ficou sabendo? ééé, é verdade!). Ok, ok, parei de ler aqueles livros da editora (de "meia alienada" vou virar alienada inteira…).Beijo!

  2. Adriana Amaral · dezembro 1, 2009

    Guria, eu corri tanto que nem tive tempo de te avisar que estava por ai, essa coisa de congresso nos engole. Mas agora tão cedo não vou, acho que só em janeiro. bjo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s