Livros na terça

Lentamente estou retomando o trabalho nas minhas pesquisas pois fevereiro é o mês dos muitos deadlines – em especial os congressos e publicações internacionais . Leituras acima de tudo e a organização/edição de duas publicações: um livro organizado e um outro produzido com colegas (não é coletânea); Falo mais dessas novidades quando as coisas estiverem confirmadas, com datas previstas, etc.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Ontem chegaram mais quatro livros aqui em casa que me deixaram super curiosa. Agradecimentos à Editora Sulina, Tarja Editorial (Pessoal do FC do B) e Aline Naomi (Ed. Madras).

* O primeiro é Raízes do Mal de Maurice Dantec, lançado pela Editora Sulina de Porto Alegre no final de 2009. Misto de romance policial e scifi, de acordo com o que consta no release, a tradução é de Juremir Machado da Silva que falou incessantemente sobre o livro. Quando possível, tentarei resenhá-lo.

* FC do B: Panorama 2008-2009 é uma coletânea de contos de Ficção Científica de autores brasileiros publicada pela Tarja Editorial. Os contos foram escolhidos através de um concurso. Fui uma das juradas, li e dei notas para quase 300 textos. Também gostei muito da capa. Agora vou poder reler com calma e ver como anda o cenário nacional de FC;

* Por falar em scifi ganhei Science fiction and Philosophy. From time travel to superintelligence. Editado por Susan Schneider e publicado pela Wiley-Blackwell em 2009. É uma coletânea de artigos de vários autores analisando a FC à luz de diversas teorias filosóficas.

* E, saindo do nicho e entrando na “literatura mainstream” ganhei ainda A casa das belas adormecidas de Yasunari Kawabata, autor japonês que eu desconhecia. O livro é de 2004 e foi lançado pela editora Estação Liberdade.

>>>>>>>>>>>>>>>>

Para fechar esse post recebi há pouco uma excelente notícia via Twitter que deve agradar fãs de scifi tanto quanto quem curte literatura e cultura pop dos anos 80. A Editora Papagaio vai relançar a obra literária completa de Fausto Fawcett, incluindo o pioneiro livro cyberpunk brasileiro Santa Clara Poltergeist  que completa 20 anos agora. Além disso, também lançará o inédito Favelost. “Santa Clara Poltergeist não foi bem, mas foi ótimo de crítica. Sempre encontro pessoas que dizem que leram. O livro completa 20 anos agora. No estreitíssimo círculo de ficção científica, entre cyberpunks, cyberneiros, etc., ele virou referência” disse ele em reportagem ao Estadão ontem. Esse livro estava esgotado e foi tema de artigos acadêmicos e até de uma dissertação de Mestrado. É uma ótima notícia!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s