Jornalismo musical: blogs & pirataria, heavy metal vira quarentão e o ebmday

Duas notícias referentes ao jornalismo musical me chamaram atenção essa semana. 
A primeira delas tem tudo a ver com a questão do copyright e dos ataques da indústria fonográfica ao compartilhamento livre de arquivos (ou ficheiros como dizem os portugueses). A EFF – Electronic Frontier Foundation – soltou uma nota bem polêmica (Music Journalism is the new piracy) em seu blog comentando que o jornalismo musical pode ser considerado a nova pirataria, uma vez que, diversos blogs norte-americanos têm sido ameaçados ou deletados por recomendarem ou resenharem artistas.O detalhe é que esses blogs eram de crítica musical e informações e não de downloads.
A segunda é de ordem histórica. Muitos críticos consideram o Black Sabbath como verdadeiro pai do Metal enquanto gênero, assim nada mais justo que transformar o dia 13 de Fevereiro – data do lançamento do primeiro álbum da banda em #metalday. Black Sabbath (1970) que é também o nome do álbum (ou mais conhecido como disco da Bruxa) é até hoje um dos melhores álbuns já lançados no universo (ok, sou suspeita para falar e o barulhinho da chuva naquela intro me apavorava quando ouvia o vinil) completou 40 anos deixando um legado indubitável de estética, performance e grandes riffs para gerações de headbangers hoje subdividos em incontáveis subgêneros. Longa vida ao quarentão!!!
E por falar em dias musicais aproveito para lembrar que dia 24 de fevereiro (24/2) foi escolhido, por motivos óbvios (Front 242, hello?) para se comemorar o #ebmday, dia da Electronic Body Music – subgênero já quase trintão de música eletrônica. Mais informações no hotsite International EBM Day ou na comunidade International EBM Day on Facebook. Se der tempo vou tentar fazer um setzinho de clássicos e novidades p/ compartilhar por ai. Se não der, ao menos me comprometo a postar vários vídeos e infos sobre o assunto aqui, no FB, Twitter, Orkut, etc.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s