Um breve fimde em SP: quadrinhos, romantismo e musique non stop

Estou de volta após uma merecida fuga em direção a SP durante o final de semana. Além de descansar, bater perna e reencontrar pessoas, minha viagem foi bem proveitosa. Vi a mostra sobre quadrinhos alternativos norte-americanos e brasileiros na Gibiteca do Centro Cultural São Paulo, que apesar de pequena (a exposição) é bem significativa com artistas como Crumb, Angeli, entre outros. 
Paisagem com pastores, de Alessandro Magnasco
No MASP vi as gravuras de Chagall e refleti bastante sobre a exposição Romantismo: a arte do entusiasmo. Quanto mais leio, pesquiso e escrevo sobre o romantismo – e muito disso está na minha tese/livro e em alguns papers – percebo que ele continua tendo ressonâncias e influências interessantes na contemporaneidade e na dita cultura de massa (haja vista a tentativa bem sucedida comercialmente mas fracassada em termos de obra de coisas como Crepúsculo), mas isso é assunto para muitos outros posts/artigos. O que importa é que a visão de mundo romântica se desvela em alguns detalhes e continua tendo peso no que é produzido atualmente, mesmo que o crédito não esteja lá, as apropriações acontecem. Saí bastante “entusiasmada” (a intenção não era fazer esse trocadilho com o subtítulo da exposição, mas fazer o quê) para ler e escrever ainda mais sobre esse tema que continua me fascinando. 

Aliás, dentre as minhas aquisições de viagem, destaque para The rise of the gothic novel de Maggie Kilgour, ed. Routlege, 1995 e um óculos de sol novinho em folha em um tom de vermelho quase alaranjado, uma vez que perdi um dos meus óculos favoritos na semana passada. No mais, valeram os vários frapuccinos no Starbucks, salgados na Bella Paulista e encontrar vários conhecidos na festinha Urbanoise, embora a qualidade técnica do som estivesse bem difícil de engolir – nem sou tão chata assim, mas é que realmente comprometeu a performance dos lives. E agora, de volta ás tarefas, pois a semana vai ser muito corrida.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s