You Tube como ferramenta de rede social

Bacana o post You Tube as social networking tool que aponta o aumento de apropriações e usos de redes sociais geradas via YT, e, principalmente os dados levantados pela pesquisa conduzida na University of Michigan cujo relatório You Tube: Social Network Analysis encontra-se disponível em pdf. Esses dados empíricos nos ajudam a refletir teórica e sistematicamente sobre as potencialidades do site como gerador de distintas redes sociais, muitas vezes organizadas conforme as sub-redes de televisão, política, música, etc.

No paper que estou desenvolvendo, chamado “Embedded culture and musical trophies: You Tube as an online musical plataform” proponho quatro “modelos” ou tipos de análise de apropriação musical a partir de práticas dos fãs: o modelo jukebox, o modelo playlist, o modelo integracional e o modelo “embedded” (compartilhamento /visualização). Tais práticas, intensamente relacionadas à materialidade do site, além do sistema de recomendação, enfatizam os aspectos de site rede social de música, entrando assim no mapeamento sobre a temática, o inserindo dessa forma na pesquisa. Além disso, há muitas questões em jogo como as noções de performance, linguagens, direitos autorais/éticas, narrativas, entre outras que contribuem para a observação desse crescimento.

Bem, esse é apenas um insight inicial ao qual devo acrescentar dados e análises e que se tudo der certo integrará o painel YouTube and the entertainment industries, sobre o qual falarei mais caso ele ocorra.

ATUALIZAÇÃO:  E coincidentemente a querida Simone me avisou via Twitter a respeito dos dados de visualização do YouTube no qual os vídeos de música são os mais acessados, com 30.7% em relação às outras categorias. A medida foi baseada em tags e em vídeos uploadeados. “Of particular interest for the music industry, the social group embedding and linking to videos were bloggers aged 20-35, accounting for 57.3% of all links“. A notícia foi via @remixtures.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s