Justified and ancient – alguns artigos sobre música e cultura digital

Essa semana está com um pé no acelerador. Enquanto isso, selecionei alguns links para quem estuda a intersecções entre cultura digital e as transformações na música e na indústria fonográfica. Separei três artigos bem interessantes que pincelei da excelente revista Culture Machine (que está com CFP aberta por sinal)

# Vinyl is Dead, Long Live Vinyl: The Work of Recording and Mourning in the Age of Digital Reproduction, de Greg Hainge (2007) – sobre a questão da digitalização e da sobrevida do vinil enquanto suporte;

# Australian Electronica: A Brief History de Ross Harley & Andrew Murphie (2007) – artigo sobre a trajetória da cultura  e da cena da música eletrônica na Austrália, além de sua fusão com o rock;

# Crashing the Spectacle: A Forgotten History of Digital Sampling, Infringement, Copyright Liberation and the End of Recorded Music de Kembrew McLeod (2009) – Òtima reflexão sobre a cultura do sampling a partir da análise do projeto inglês de eletrônica KLF (e seus pseudônimos), sucesso entre o final dos 80 e início dos anos 90.

Abaixo o clássico vídeo do hit “3 a.m. eternal” – caso alguém não conheça (ou não tenha vivido essa época, por favor, KLF era figurinha direta na MTV rs).

2 comentários

  1. Tati Lima · março 17, 2010

    Ótimas dicas! Valeu!!!

  2. Raul Aguilera · março 18, 2010

    KLF rules. Adorava tudo deles.😉

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s