Um breve apontamento a respeito da mudança da noção de fã no Facebook

O Facebook acaba de substituir a palavra “fã” por “gostar” (like) nas atualizações de status em relação a páginas/comunidades de marcas/músicos/filmes etc, é o que diz o texto Facebook killing “Become a fan”, embracing “like”, indicado pela Nancy Baym. A discussão do texto acima – para além da questão publicitária e marketeira – mostra as dificuldades de se encarar diferentes níveis de engajamento e comprometimento tanto nas interações quanto na produção do conteúdo. Como disse a @aninhabandeira, comentando essa notícia, o FB levou medo em função do “peso” e de um certo “desconforto” ainda causado pelo termo, preferindo um maior número de conexões do que qualidade (ou profundidade). Por um lado, isso mostra que as noções de fandom e de ser fã ainda carregam um peso simbólico que remonta às primeiras análises – de viés psicológico. Por outro lado, vê-se o quanto a discussão sobre as noções de pertencimento a fandoms se tornaram meramente uma discussão vinculada ao marketing e às lovemarks e a um discurso da indústria que se apropria de uma prática social de forma pervasiva. Tudo isso indica que ainda há muitas críticas e o que discutir sobre essas relações “contaminadas” entre mídias digitais, práticas sociais, culturais, underground e mainstream.

PS: Essa manhã de discussões sobre fandom, fanfic e ficção alternativa via Twitter acabou rendendo vários insights. Quem sabe mais adiante não os compartilho depois.

PS2: Tudo isso porque recentemente participei de mais uma banca sobre a temática da cultura dos fãs, dessa vez na Fabico/UFRGS, a dissertação de mestrado da Stefanie Carlan da Silveira “A cultura da convergência e os fãs de Star Wars:  um estudo sobre o Conselho Jedi RS”

3 comentários

  1. bappi · março 30, 2010

    Olá, Adriana. Tudo bem?Estou trabalhando no projeto Aprendiz Legal, da Fundação Roberto Marinho, e gostaríamos de incluir no nosso material um texto que acredito ser de sua autoria, publicado na revista VIVA SAÚDE, em 2005. O texto é o do box UM POUCO DE HOSPITALIDADE, que segue no link abaixo:http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/13/artigo7810-2.aspSe você for realmente a autora desse texto, peço, por gentileza, para que você entre em contato comigo pelo email barbara@animusconsult.com.br para que eu possa lhe passar mais detalhes sobre o projeto.Desculpe-me por passar esse recado pelo blog, mas foi a única forma de contato que encontrei com você.Desculpe-me mais uma vez, se você não for a autora do texto :)Abraços e obrigada.BARBARA PINARDIANIMUS CLEARANCE & ENTERTAINMENT

  2. Adriana Amaral · março 30, 2010

    Barbara – Esse texto não é meu . Não escrevo NADA sobre saúde. Sou Adriana Amaral e não do Amaral

  3. aline naomi · março 31, 2010

    Só uma pergunta: por que todo mundo está migrando do Orkut para o Facebook? Ainda não consigo me acostumar com o FB… pra mim é uma poluição visual dos infernos, e todos os meus contatos me convidando pra brincar de fazendinha (que que é aquilo???) e mandando vários coisos com desenhos e tem as propagandas… nhaaa, um dia vou ver se consigo desativar tudo isso, aí acho que vou conseguir me achar lá.

Deixe uma resposta

