A respeito do sucesso do #intercomsul

Estava devendo um post falando sobre o #intercomsul que aconteceu de 17 a 19 de maio mas só hoje consegui um tempo para isso. A cobertura completa do evento pôde ser conferida através do Blog oficial do Intercom Sul 2010. A equipe que organizou o evento está de parabéns, dá orgulho de ser colega de pessoas tão competentes em lidar com mais de 1700 inscritos como Paula Puhl (nossa miss Intercomsul e coordenadora geral do evento), Cíntia Carvalho, Sandra Montardo (coordenadora geral de DTs), Cristiano Max, entre outros feevalitos. Dito isso, faço alguns breves comentários por partes:
Palestra de abertura
Raquel Recuero deu início ao evento cujo tema nesse ano era Comunicação, cultura e juventude. A palestra A vida em rede: os Jovens e a cultura dos Sites de Redes Sociais foi muito apropriada as relações que Raquel estabeleceu entre a cultura produzida nos sites de redes sociais e o comportamento jovem. Sua fala foi de ordem mais geral, uma vez que na platéia haviam desde os alunos da graduação até  outros pesquisadores e pessoas da comunidade. Destaque para a noção de que as redes sociais são muito anteriores à questão da Internet. Gosto muito de enfatizar isso em sala de aula (tanto na graduação quanto na pós). Ela foi extremamente didática ao caracterizar as diferentes apropriações e usos sociais das ferramentas e na análise das práticas em sua dimensão offline e on-line, mostrando conceitos e exemplificando com casos empíricos das narrativas e marcas simbólicas dos perfis.  Para mais detalhes confiram o ppt da apresentação dela no link acima.
Raquel, eu, Sandra e Isa aguardando o início do #intercomsul
DT Comunicação Multimídia
Momento de apresentação no DT Com. Multimídia: Hans Behling mostrando trabalho sobre plataformas de EAD
Fui coordenadora do DT Comunicação Multimídia no qual foram apresentados 15 trabalhos. As temáticas mais discutidas foram os sites de redes sociais (questões relacionadas à conversação, construção de identidade, território, mobilidade e redes temáticas como as de moda por exemplo) jornalismo on-line, apropriação de conteúdos, twitter, cultura dos fãs e suas articulações em rede, educação à distância, podcasts na educação, televisão digital, e-government e computação social. Os debates foram o ponto alto com diversas contribuições tanto da platéia (a sala esteve sempre cheia) quanto de trocas e comentários via twitter. Ao fim dos dois dias de apresentação pôde-se ter um panorama das pesquisas que estão sendo desenvolvidas na região sul do país por recém graduados, mestrandos, mestres e doutores de instituições distintas como PUCRS, UFRGS, UNISINOS, UFSM, FEEVALE, UFSC, UNIVALI, FURB, UNIFEBE, IBES, UNIFRA e Universidade do Contestado.
Provavelmente twittando sobre o DT
Painel Novas mídias e os jovens
 Cristiano, Pase, Diego e Gisela: novas mídias e os jovens
Na terça pela manhã assisti ao painel Novas mídias e os jovens no qual participaram Gisela Castro (ESPM) que falou sobre as diferenças entre piratas e corsários e na relação com os fãs e o compartilhamento de bens culturais nas redes, Diego Guichard (repórter de ZH Online) que discorreu sobre os usos jornalísticos dos blogs e a distribuição de informações e Cristiano Max (Feevale) que falou sobre a cultura e a linguagem dos jogos digitais em suas apropriações na comunicação e a indústria do entretenimento. A mediação foi do André Pase (PUCRS). Foi um painel bem interessante no qual foram discutidas as estratégias da indústria do entretenimento e a participação da juventude. A palestra Jogos digitais: cultura e linguagem do Cristiano Max está disponível no link ai ao lado.

Cobertura do evento, mobilização e flashmob trololo
 Equipe da Facinter + @maquino (Ulbra) e @sandramontardo (Feevale) em 
momento descontraído no show do The Yesterdays
Uma das coisas mais legais da participação nos eventos de comunicação tem sido o uso de plataformas como o Twitter e o Facebook. Em vários momentos a hashtag #intercomsul esteve entre os trending topics do Twitter, tendo chegado inclusive em primeiro lugar durante a palestra de abertura. Isso só aconteceu devido à mobilização e à cobertura informativa sobre o evento feita por muitos participantes e pelas retuitagens tanto por quem estava lá, pelo perfil oficial do evento e por pessoas que acompanhavam via livestreaming e timeline inclusive de outros estados. Foi também através do Twitter que se articulou a #flashmob trololo , idéia da galera da #facinter que também fez bonito na premiação do Expocom e levou três prêmios. Os alunos do PPGCOM da UTP, Lucio, Andressa, Marcelo e Everton também estiveram por lá.
Guichê da Onça: coletivo de profs responsável pela flashmob trololo: @jackholmer @amarradaum e @mcaquino e @adriamaral

Bom, eu teria muito mais a comentar, mas por hora falo que a descontração do evento, as jantas, almoços, a festa e as risadas no hotel com Sandra, Cíntia, Maria Clara (que fez um belo post sobre o #intercomsul resumindo tudo) e Paula e toda a troupe marcaram positivamente e inscreveram esse evento na memória da região sul. Fora que pude rever pessoas que não via há tempo como a Isa, o Mendez, o JP e o Christofoletti. Agradeço à equipe da Universidade Feevale pelo carinho e  à oportunidade para compartilhar/participar do evento de uma outra forma que não apresentando papers. E que venha o Intercom Nacional em setembro na UCS em Caxias do Sul ;) 

O crédito das fotos é do pessoal da Feevale.

2 comentários

  1. Paula Puhl · maio 24, 2010

    Adri valeu pela tua parceria em todos os sentidos! Tu és sempre essencial nos nossos eventos.

  2. Adriana Amaral · maio 25, 2010

    De nada! To aqui pra isso, podem me chamar sempre, o mérito é da equipe de vcs.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s