Para uma "nerdificação do mundo?"

Em maio, durante uma das mesas do #intercomsul surgiu um misto de brincadeira, piada e problematização que amplificou as discussões e os ânimos a respeito da cultura contemporânea e suas práticas recombinantes. Foi a frase sobre uma suposta “nerdificação do mundo” através da popularização e até glamourização de elementos que antes eram restritos a um determinado “gueto” como gadgets, video-games, referências, etc transpostas e decodificadas em seriados, filmes, na imprensa. Pensando nisso e na diversão (afinal hoje é domingo) separei quatro spoofs que mostram a presença e ressignificam a cultura nerd,  a hibridizando com o mundo pop da linguagem dos videoclipes, da publicidade, dos mundos virtuais e dos seriados. Repletos de ironias e intertextualidades funcionam enquanto paródia e capricham na produção e nos duplos sentidos.

1) The Guild – Do you wanna date my avatar?
Esse vídeo é do ano passado e tira sarro do que acontece nos MMORPGs e nos mundos virtuais. A música é um synthpop original e divertidinho e o grupo The Guild tem uma webserie que tenta retratar o mundo nerd dos games. A dica foi do @bcesar

2) AT-AT day afternoom
Esse vídeo é “uma espécie de comercial” que mostra como seria a vida de um nerd se fosse possível ter um dos “personagens” ícones de Star Wars em casa. Excelente!

AT-AT day afternoon from Patrick Boivin on Vimeo.

3) I kissed a nerd – Damsels of Dorkington
Paródia do video “I kissed a girl” da cantora pop Katy Perry, esse vídeo é simples mas muito bem sacado seja nas reconstituições dos frames do vídeo parodiado, seja nas mudanças da letra. Os elementos de alteridade passam da questão sexual/de gênero (na música original é o fato de uma garota beijar outra) para as questões subculturais (as briguinhas versus jocks e nerds) e de fandom (elementos como cosplay, X-Men, Star Wars, Counter Strike, Steampunk, Ctulhu, Trekkers, etc). A estrofe “I´ll be your Leia slave” a-ha-zou!

4) Galactic Empire State of Mind
Sem dúvida, um mashup de qualidade que funde o universo da franquia SW com o vídeo e a canção Empire State of Mind de Alicia Keys e Jay-Z. Essa música inclusive já ganhou várias paródias, mas na minha opinião essa é a melhor. Produzido pelos comediantes do grupo College Humor é um spoof que conseguiu mixar dois mundos aparentemente distintos mas que funcionaram de forma hilária. Destaques: Princesa Leia DJ e o breakdance dos Ewoks. Ponto negativo, não permitirem a incorporação (embed) na página, portanto, cliquem no link do título para visualizar.

In Star Wars Empire is out to find Leia
Death star plans in R2 Shoot the exhaust port Kenobi
may now be see-through
But the force is within Luke
Let’s hear it for new hope, new hope, new hope
[Vader: You’re welcome Obi Wan… I made you a ghost!]

Um ótimo domingo a todos and keep on nerding!

1 comentário

  1. .:*Mandy*:. · julho 6, 2010

    Lindo demais este post, Adri! Estou até emocionada… keep the nerd pride alive ;)Beijos =***************

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s