Avaliação da CAPES

Ontem foram divulgadas as notas da Avaliação Trienal da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em relação aos Programas de Pós-Graduação do período relativo a 2007-2008-2009. No total são mais de 4 mil cursos avaliados a partir de vários requisitos como produção científica dos professores e alunos, formação do corpo docente, infra-estrutura, proposta do curso, etc. Os conceitos 1 e 2 reprovam o curso, 3 – indica estado regular, 4 – bom 5 – excelência e 6 e 7 – excelência internacional. Confiram o relatório de avaliação geral.

Em relação à área de Comunicação houve um avanço considerável quanti e qualitativamente falando. Finalmente entramos no time das áreas com excelência internacional, tendo pela primeira vez um PPG, da UFRJ com nota 6.  Meus sinceros parabéns à ECO-UFRJ, em especial aos colegas João Freire Filho, Micael Herschmann e Henrique Antoun, com quem mantenho uma boa parceria intelectual. Houve um acréscimo de cursos de excelência, que totalizam agora 8, sendo três deles localizados no Rio Grande do Sul: UNISINOS (PPG onde atuo desde o início desse semestre), PUCRS e UFRGS. Os outros nota 5 são UFBA, UFF, UFMG, USP e PUCSP. É muito legal ver o crescimento dos PPGs pois participamos de bancas, eventos, etc e conseguimos perceber o investimento que os professores e coordenadores têm dedicado à consolidação da área.

Aproveito também para parabenizar a nova Coordenação do PPGCOM UTP-PR, pelo qual trabalhei nesse triênio avaliado,  que além de manter a nota 4 (conceito bom) entra agora em uma outra fase com o Doutorado e uma nova coordenação de minhas queridas ex-colegas Claudia Quadros e Kati Caetano que com certeza terão muita competência para o volume de exigências e trabalhos que esse próximo triênio trará. Boa sorte a vocês e aos ex-alunos que lá deixei.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s