2010-2011 – Novidades aos 45 do segundo tempo

Esse ano não estou em clima para retrospectivas, como tenho feito há um bom tempo. 2010 foi por demais complexo e não conseguiria resumir meus sentimentos. Foi um dos piores anos da minha vida e ao mesmo tempo consegui uma das coisas que eu mais desejava (retornar a Porto Alegre). Profissionalmente foi um ano duro mas que trouxe suas recompensas: novo emprego, novo PPG, novos desafios, publicações, alunos, pareceres, orientações, etc. Pessoalmente foi um ano terrível de perdas. Perdas de sentido, de certezas, de seguranças, de pessoas. Mas não é o momento de falar sobre isso, pelo menos não ainda.

Provavelmente este será o meu último post de 2010, por isso vou falar um pouco sobre as últimas novidades de 2010 e do que estou preparando para 2011 em termos de pesquisa.

# Intercom Sul 2010 – Perspectivas da Pesquisa em Comunicação Digital é o título do e-book que organizei juntamente com a Maria Clara Aquino (UFRGS/ULBRA) e a Sandra Montardo (UNIVERSIDADE FEEVALE) com os textos apresentados no Intercom Sul na Feevale em maio de 2010 e que finalmente está saindo do prelo.  Recebi hoje o ISBN e a prova do copião. Na primeira semana de janeiro provavelmente já teremos o link para o download da obra. São 20 textos, pertencentes a 14 IES dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Acrescidos a isso temos um prefácio da Fátima Regis (UERJ) e uma introdução escrita pelas organizadoras.

# Métodos de Pesquisa para Internet – Por falar em publicações, em fevereiro será lançado pela Editora Sulina o livro “Métodos de Pesquisa para Internet” escrito por mim, Suely Fragoso (UFRGS) e Raquel Recuero (UCPEL). Esse livro levou quase dois anos para ser finalizado e, sinceramente foi um trabalho que apesar de complexo e demorado (escrever a 6 mãos não é nada fácil) está me deixando muito feliz pela superação de desafios implicados nesse lançamento (co-autoria, densidade do assunto, mudanças e atribulações pessoais das três autoras, etc). Além dos seis capítulos, introdução, glossário e índice remissivo preparado por nós três, ainda tem  prefácio do Alexander Halavais (Quinnipiac University, USA) e apresentação da Simone de Sá (UFF). A capa foi escolhida através de votação na comunidade da Editora Sulina no Facebook e em breve avisaremos do lançamento (vai ter um lançamento previsto para Porto Alegre) e de novas promoções por lá.

# Desde agosto do ano passado, estou colaborando –  junto com outros pesquisadores da área de Comunicação e Música -com a pesquisa comparativa sobre cenas musicais regionais do pesquisador  Micael Herschmann (UFRJ) – “Comunicação, Indústria da Música e Desenvolvimento Local Sustentável: o circuito cultural da Lapa e outros casos similares no Brasil, uma perspectiva comparada”. Para os próximos meses estou trabalhando no artigo “Cena Happy Rock online e offline e o  “novo”  rock gaúcho independente” juntamente com João Pedro Wiesniwsky Amaral que defendeu sua monografia sobre estratégias das bandas de Santa Maria nas plataformas de música online na UFSM uns dias atrás. O paper será publicado em agosto na coletânea com os resultados das pesquisas.

# Além desse paper, já tenho outros dois comprometidos, um para Compós e um sobre Steampunk para uma coletânea sobre a qual ainda não posso comentar muito. Tem também as atividades do meu novo Grupo de Pesquisa, cuja “inauguração” aconteceu em dezembro que vai enfocar as culturas de nicho; a associação dos pesquisadores em Comunicação e Música e  um projeto dedicado às teorias da Ficção Científica, Fantasia e Horror, fora algumas outras coisas que já estão em andamento mas ainda não foram confirmadas. Creio que 2011 será muito mais produtivo e interessante que 2010🙂

Caso eu não retorne por aqui (estarei em @adriaramaral), desejo a todos uma excelente virada de ano. Muito sucesso, saúde e glitter para 2011. Brilhem muito!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s