Show do LCD Soundsystem em Porto Alegre amanhã

A banda novaiorquina LCD Soundsystem fará show amanhã em Porto Alegre, dia 20 de fevereiro, às 21hna Casa do Gaúcho (Parque Maurício Sirotsky Sobrinho – Porto Alegre/RS). De acordo com o vocalista, compositor e mentor da banda que mistura rock, pós-punk,  pop, indie, electro será a tour de despedida.

A banda foi trazida ao Brasil através de um movimento de crowdfunding dos fãs. Aliás, esse tipo de iniciativa tem sido muito interessante e já trouxe o ex-Depeche Mode Allan Wylder e seu projeto Recoil a SP no ano passado. No vídeo abaixo – postado ontem pelo pessoal da produção – o sempre antenado James Murphy expõe a sua visão sobre o engajamento dos fãs na produção do show comentando sobre o impacto dessas atitudes no cenário musical:

Esse tipo de “ativismo” e mobilização dos fãs me interessa muito enquanto objeto de pesquisa desvelando uma série de questões e hipóteses sobre os rumos do entretenimento em tempos de cultura digital. Além do mais demonstra duas facetas: a primeira a capacidade de organização e emoção que a música desperta e uma interessante visão de negócio voltado aos nichos subculturais que não estão contentes com atrações requentadas como as apresentadas em mega-eventos como o Planeta Atlântida e o Festival de Verão de Salvador que apenas trazem nomes que tocam à exaustão da mídia massiva. É muito bacana viver em um tempo no qual podemos ter contato direto com os músicos que nos inspiram e ainda utilizar uma plataforma para trazê-los para um show. Para isto, basta reunir os amigos e admiradores, ou como diria o próprio Murphy  na letra de “All my friends“:

And if it’s crowded, all the better

O fanfunding/crowdfunding mostra que a velha máxima do Faça Você Mesmo do punk e dos fanzines pode ser potencializada através das redes, apesar de todos os pesares. Por essas e outras, que amanhã pretendo não perder esse show. Aguardem pois estou produzindo um artigo sobre fanfunding e certamente vou elocubrar mais sobre esse tipo de experiência. Enquanto observadora e estudiosa dos fenômenos musicais da cibercultura e claro, e dançando na pista porque o LCD tem tudo para ser um mega-show (ou melhor um show para poucos mas mega em termos de simbolismo).

E por fim, o hit que eu escutava direto quando me mudei para CWB em 2005🙂 Até me deu saudades de frequentar as Allstar parties no Nico:

you try making me wait
but it feels alright as long as something’s happening

1 comentário

  1. Rodrigo · fevereiro 21, 2011

    Para quem tiver interesse, visitem também o site brasileiro de CrowdFunding WacaWaca: http://www.wacawaca.com.br

    Abraços

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s