Reflexões acerca de uma semana agitadíssima

O blog ficou um tanto às moscas nesses últimos dias devido principalmente à correria com a organização do Encontro de Jornalismo Digital, mas cá estou de volta para tecer algumas considerações sobre essa semana pesadíssima mas que também está cheia de boas novas e afetos.

# No final de semana anterior (25/26 de março) ministrei uma disciplina sobre Teorias da Cultura Digital na Pós em Gestão de Mídias Digitais na USP e foi uma ótima experiência. Gosto do contato com profissionais e pesquisadores de todos os cantos do Brasil e é bastante interessante compreendermos como o mercado e a academia se organizam em relação a isso. SP tem um dos maiores mercados (econômica e em termos de número de vagas) de comunicação digital do país. No entanto, ao contrário do que se poderia supor, a pesquisa acadêmica e a reflexão sobre o tema – com raríssimas e sempre lembradas  exceções diria eu – andam a quilômetros de distância. Tenho várias hipóteses sobre o porquê desse descompasso tão grande justamente num local tão multicultural e aberto como a grande metrópole do país mas fica para quem sabe um próximo post. São questões muito delicadas, principalmente pela configuração acadêmica e tradição do estado. De qualquer forma, esse apontamento que era uma impressão minha veio à tona nos discursos dos alunos que debateram bastante, perguntaram, questionaram, refletiram e comentaram muito casos, ideias, projetos, teorias. Sendo todos profissionais desse mercado específico, seja no jornalismo, na publicidade, nas Relações Públicas e no audivisual achei muito frutífera essa troca com uma turma que já estava no final do curso.

# Na segunda-feira, dia 28/3 dei a aula inaugural para a turma que estava entrando no mesmo curso. Abordei especificamente a questão das estratégias de utilização dos fãs de música pelas mídias sociais. O debate foi muito bacana, além da troca de ideias e exemplos que foram aparecendo. Agradeço muito à Beth Saad (@bethsaad) e à Daniela Bertocchi (@danibertocchi),  ambas à frente do blog Intermezzo – que se encontram entre as exceções que eu falei no parágrafo anterior – pelo gentil convite e toda a atenção comigo durante os dias que fiquei em SP. Espero voltar!

#Na quarta, 30/03 conforme o post anterior foi o super show do Ozzy Osbourne sobre o qual já comentei😉 mas que foi um dos pontos altos da minha semana;

 

I ERJD

Foto by @mcaquino

#E, fechando tudo isso, o I Encontro Regional de Jornalismo Digital que reuniu pesquisadores, alunos, professores e profissionais do mercado no estado para discutir várias questões emergentes como o ensino de jornalismo digital, narrativas hipertextuais, redes sociais, mobile, convergência e o perfil do jornalista digital. Gostaria de agradecer a todos que participaram seja nas mesas seja como audiência e que lotaram o auditório no campus Unisinos/CIEE em Porto Alegre em pleno sábado. Já estamos nos organizando para um próximo evento, uma vez que várias outras idéias e questões que se destacaram nas discussões, como: tablets, a questão jornalistas x programadores e a “trollagem” do público nas coberturas jornalísticas, entre outros.  A cobertura em tempo real dos alunos de Jornalismo Online II da Unisinos, orientados pela prof. Marlise Brenol e o streaming do colega Daniel Bittencourt (@dbittencourt) disseminaram nossa hashtag #jolunis2011 (que chegou aos Trend Topics de Porto Alegre no Twitter) além de compartilharem o conhecimento e as discussões. Gostaria de agradecer então a todos que participaram de alguma forma e informar que eu e os colegas das outras instituições já estamos nos pensando e que já está confirmada uma segunda edição do encontro – a data e a instituição que abrigará o encontro será informada assim que decidirmos. Foi um sábado muito produtivo na companhia presencial de várias pessoas que só consigo conversar pela rede. Deixo abaixo o video editado e postado em tempo real durante o evento pelo colega Eduardo Pellanda (@ubimidia).

# E ontem, após essa avalanche de coisas foi de descanso, seriados e cinema. Assisti ao ótimo filme canadense Incêndios, bastante forte e denso mas excelente. Também foi dia de ter saudades, já que completou 5 meses que minha mãe não está mais aqui😦 mas sobre isso vou escrever um post mais longo em breve.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s