I fell on black days

As duas últimas semanas têm sido tão movimentadas que tenho tido muito pouco tempo para o blog. Para completar ainda peguei uma super gripe nesse final de semana e perdi toda a programação que eu tinha planejado para ficar de molho em casa. Eu poderia transformar em um post cada um desses assuntos que vou comentar abaixo, mas optei por fazer um resumão.

** Dia 03 de maio estive em Curitiba para uma aula especial na turma do curso de Coolhunting e Pesquisa de tendências da agência Berlin na Lemon School. A turma ficou atenta aos meus comentários sobre Steampunk como uma subcultura que faz parte de outras macro tendências. Obrigada à Andrea Greca e à Paula Abbas pelo convite. Também aproveitei e revi a Cris e o Raul Aguilera e matei a saudade da casa de chá The Kettle.

** Foi uma grande vitória a aprovação da união homoafetiva no Brasil, mesmo que via STF (o Congresso, vejam só que feio, se omitiu). O texto do meu amigo Lutti me emocionou sobremaneira. Essa é uma luta por uma sociedade mais amorosa e menos preconceituosa. Mas ainda há muito a ser feito. Um grande abraço a todos os meus amigos que poderão se beneficiar dessa jurisprudência.

** No dia 10/5 encerrei minha disciplina de Imaginários Tecnológicos na #comdig (apelido carinhoso do curso de Comunicação Digital) . Reformulei bastante a disciplina e “deixei ela com uma pegada” de análises da cultura pop procurando mostrar como a ficção-cientifica é um elemento importante de influência do imaginário a respeito da tecnologia. Observamos tanto os produtos quanto tratamos um pouco sobre a recepção da FC. Houve leituras de artigos teóricos, de literatura de FC (os alunos fizeram um seminário sobre Neuromancer), tivemos também algumas aulas para tratar da questão dos fãs, a Ana Paula Bandeira veio apresentar uma palestra sobre sua pesquisa sobre Fãs de Lost e experiência transmídia e fechamos com a entrega dos trabalhos sobre fãs. Apareceram trabalhos muito bacanas nessa parte aplicada e a gurizada, no geral, se puxou falando de disputas entre AppleFanboys X PC People, Fãs de Lady Gaga X Britney no Twitter, The Walking Dead, apropriações de Halo e Wow feitas pelos fãs e muitos outros temas bacanas. Para mim foi um desafio e uma experiência gratificante mostrar abordagens teóricas sobre essas temáticas já na graduação, que muitas vezes são vistas com “nariz torto” pela Academia. Gostei muito da experiência de uma disciplina focada basicamente em Ficção-Científica e cultura dos fandoms.

** De quinta até hoje recebi a visita do amigo Raul Aguilera que veio de Curitiba ministrar algumas aulas sobre história da música eletrônica na Escola de Música Eletrônica AIMEC de Porto Alegre. Foi muito bacana fazer tours pelo centro histórico e pela zona sul da cidade. É muito bom turistar pela minha própria cidade natal e poder ser flanêur por uns dias, observando tudo por outras perspectivas. Foi uma pausa bem vinda no cotidiano corrido. Pena que a gripe me abateu ontem e hoje, senão teria ainda aproveitado mais.

** E esse fimde chuvoso, gripada e com notícias não muito legais é perfeito para escutar uma clássica dos anos 90. Soundgarden com Fell on black days. De todos os grunges, a banda que eu mais curtia era o Soundgarden justamente pela levada Black Sabbath.

How would I know
That this could be my fate?

4 comentários

  1. Thais · maio 15, 2011

    Legal essa disciplina “Imaginários Tecnológicos”. Tem alguma bibliografia sobre o tema? Se você puder compartilhar, agradeço. =)

    • Adriamaral · maio 16, 2011

      Thais, me manda um email que eu te passo as referências.

  2. Adrianne Linhares · maio 15, 2011

    Adri, melhoras! da prox vez que vier a CTBA quero muito ver vc. A Cultura fan tb esta me interessando muito ultimamente. Nao eh o foco do minha dissertacao, mas como separar, muitas vezes, temas em que o olhar do fan ou do adepto eh tao importante e imprescindivel?🙂 Have a nice week!

    • Adriamaral · maio 16, 2011

      Adri, essa é uma questao complexa, mas seguimos debatendo. Grande bjo e boa semana

Deixe uma resposta

