Cultura Pop na Academia?

Que a cultura pop se encontra em um momento de grande visibilidade devido à popularização das tecnologias de informação e comunicação não há dúvidas. Que ela é um tema emergente dentro dos estudos de comunicação também é visível. À exceção de alguns autores, grupos de pesquisa e PPGs , falta ainda no meio acadêmico brasileiro colocar de forma mais explícita tais perspectivas, literalmente tirando a cultura pop do armário.

Foi a partir dessas premissas e da necessidade de debater com mais rigor teórico e metodológico  alguns pontos sobre a cultura pop na área que surgiram alguns debates e pontos iniciais para uma disciplina. Além disso, a partir da percepção de que um amplo número de projetos de pesquisa de mestrandos e doutorandos abordam  de forma direta ou indireta a questão ou analisam objetos empíricos desse universo, que a Linha de Pesquisa Cultura, Cidadania e Tecnologias da Comunicação do PPG em Ciências da Comunicação decidiu ofertar em regime de Tópicos (abordagem de temáticas eventuais conjunturalmente percebidas como relevantes para uma das Linhas de Pesquisa e para a Área de Concentração, ou referentes a questões teórico-metodológicas identificadas nas atividades do programa) uma disciplina que contemplasse algumas discussões centrais sobre análise de produtos oriundos da cultura pop e que estabelecesse relações com temas que aparecem em nossas próprias pesquisas.

Foi assim que surgiu a ideia de oferecer no próximo semestre, a disciplina Tópicos de Comunicação e Cultura Pop. O curso terá 7 encontros presenciais às quartas-feiras no Centro 3, na Unisinos em São Leopoldo. A disciplina está aberta para inscrições de alunos especiais (graduados, mestrandos, mestres e doutorandos) interessados na temática.

Abaixo indiquei os pontos do conteúdo programático e o cronograma das aulas. O acesso à bibliografia e as descrições completas e caracterização da disciplina se encontram no programa de aula a ser distribuído na primeira semana. Quem tiver  dúvidas ou informações sobre o conteúdo pode entrar em contato comigo (Adriana Amaral – contato: adriamaral@yahoo.com  e adriamaral@unisinos.br  – ramal 1391 – Sala 3A315) ou com o professor Fabricio Silveira (contato: fabriciosilveira@terra.com.br e fabricios@unisinos.br   – ramal 1387 – Sala 3A308).

Detalhes e informações sobre as inscrições e procedimentos para alunos especiais podem ser obtidos diretamente com a secretaria.

Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação

Fone: (51) 3590 8450
(51) 3591 1100 – ramal 1381
E-mail: poscom@unisinos.br

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação – UNISINOS

Disciplina: Tópicos de Comunicação e Cultura Pop

Semestre: 2011/02

Carga horária: 30h

Créditos: 02

Área temática: Comunicação

Professores:

Adriana Amaral 

Fabrício Silveira

EMENTA

A idéia de que vivemos numa “sociedade midiatizada” é hoje senso comum (dentro e fora do campo acadêmico). Do mesmo modo, poucos discordariam que estamos atualmente imersos num cotidiano fortemente marcado pelo signo do espetáculo (pela “espetacularização” generalizada do social). Nesse contexto – talvez até em decorrência desse quadro –, não é de estranhar que a chamada “cultura pop” tenha ganhado (e venha ganhando) cada vez maior proeminência. Quais são, portanto, o lugar, a complexidade e as particularidades do pop na cultura contemporânea? Que significados culturais carregam hoje os grandes ícones da música pop, por exemplo? De que forma movimentam os imaginários sociais? Como lidam e como se valem das indústrias comunicacionais e dos suportes midiáticos? Quais os novos regimes tecnológicos e os novos regimes de visibilidade gerados em função (ou a partir) deles? No intuito de suscitar e desenvolver tais indagações, a disciplina destacará diversos casos empíricos, diversos autores e diversas perspectivas teóricas, todos pertinentes ao exame das afetações recíprocas entre os campos da cultura, da comunicação midiática e da cultura pop contemporâneas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

– Dilemas e definições da cultura pop

– Novas dimensões e novas dinâmicas culturais do rock

– Estéticas da comunicação

– A cultura dos fãs

– As cenas e as subculturas juvenis

– Performances e ritualidades

– Tecnologias e materialidades da comunicação no âmbito da cultura pop

– Prazeres extremos: fetichismos, fascínios, perversões, transes e delírios no universo pop

CRONOGRAMA:

Encontro 01 – 10/08 – 14h-18h

Apresentação do Programa da Disciplina, das metodologias de aula e de avaliação.

Divisão dos seminários a serem apresentados pelos alunos

Debate sobre conceitos de cultura pop

Encontro 02 – 24/08 – 14h-18h

Estéticas da Comunicação – Elementos para a discussão do Rock e do Funk

Encontro 03 – 14/09 – 14h-18h

Cultura da música eletrônica – Entendendo as origens da música eletrônica , discussões sobre capital subcultural e autenticidade nas cenas e o papel das tecnologias e mídias na representação dos mesmos.

Encontro 04 – 21/09 – 14h-18h

Um estudo de caso. Radiohead – Experiências visuais e sonoras na cultura pop contemporânea

Encontro 05 – 28/09 – 14h-18h

Cultura Gótica, neovitorianismo e sua permanência estética – as origens românticas, a influência da literatura, a subcultura gótica dos anos 80 (séc XX) e suas apropriações (música, moda, cinema, etc), o gótico americano, o cybergótico. A representação gótica na mídia massiva: identidade e sexualidade na cultura gótica e o pânico/ameaça moral da mídia.

Encontro 06 – 05/10 – 14h-18h

Além e aquém dos gêneros. Culturas e formas extremas. O caso do gênero musical noise.

Encontro 07 – 19/10 – 14h-18h

Cultura dos fãs – A importância da cultura dos fãs e suas representações na mídia. A figura do Acadêmico-fã. Presença da cultura dos fãs nas origens da cibercultura. Colaboração e conflito na cultura dos fãs através das redes sociais. Antifãs e disputas simbólicas.

Encontro 08 – 19/10 (19 às 21h)

Encerramento da disciplina e apresentação dos seminários

Mais informações e inscrições:

Secretaria PPGCCom Unisinos

Fones: (51) 3590 8450 e (51) 3591 1100 – ramal 1381
E-mail:
poscom@unisinos.br

ATUALIZAÇÃO: A jornalista Greyce Vargas produziu uma matéria sobre essa disciplina para o JU Online , confiram o resultado em Cultura Pop na Academia.

2 comentários

  1. Hélio Sassen Paz · julho 19, 2011

    So interesting!🙂

    Acho que, nas minhas duas possibilidades de objetos de pesquisa, a despeito dos objetivos supostamente mais “sérios” usualmente citados pelos integrantes (sejam grupos de esquerda reunidos a partir da blogosfera e da twittosfera, seja sócios e dirigentes de clubes de futebol que discutem com um misto de paixão, frivolidade e aspereza no Orkut, Facebook, Twitter e blogs), boa parte dos fatores de des/organização , de des/entendimento e de equívocos entre o que entendem que deveria funcionar mas não funciona (ou sobre como acham que deveria ser mas não é e vice-versa) na relação de seus grupos decorre da não-compreensão do que é ser fã.

    Ficou complicada a sentença acima, mas me interessa investigar uma série de crenças que, na prática política e social desses grupos nos âmbitos intra e extra-institucionais devidamente atravessados entre si, prejudicam a satisfação de suas respectivas demandas.

    Não sei se essas dúvidas de investigação se encaixariam… Eu não tenho o perfil Fabico nem Famecos e a seleção p/doutorado na UFRJ ocorre cedo demais, além da exigência de francês (que eu obviamente preciso estudar)… Mais adiante, poderia usar essas questões com outras que vi do Fabrício na disciplina Mídias e Culturas Urbanas, além de outras de cidadania que o Efendy aborda e o Fausto em política. Porém, eu uso mais autores que o pessoal da UFRJ costuma explorar (Negri e Hardt, principalmente) e que não são muito vistos por aqui (a não ser pela Suely, que me indicou no mestrado).

    Enfim… Escrevi rápido demais e estou em semiférias…😛

    Besos,
    Hélio

  2. Adriamaral · julho 19, 2011

    Helio, entendi e concordo. Acho que o tópico de fãs tem sim a ver com ativismo (de uma certa forma)🙂 és bem vindo se quiser participar

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s