Convocatória – X Congresso da IASPM – Seção Latino-Americana

X Congresso da Associação Internacional para o Estudo da Música Popular – Seção Latino-Americana
18 a 24 de abril de 2012
Córdoba, Argentina
A Seção Latino-Americana da IASPM e a Universidade Nacional de Córdoba têm o prazer de anunciar o X Congresso da Associação Internacional para o Estudo da Música Popular, Seção Latino-Americana, que se realizará entre os dias 18 e 24 de abril de 2012 na cidade de Córdoba, Argentina. O tema da convocação nesta oportunidade é Enfoques interdisciplinares sobre músicas populares na América Latina: retrospectivas, perspectivas, críticas e propostas. Desde a constituição da Internacional Association for the Study of Popular Music no ano de 1981, a interdisciplinaridade foi instituida como uma das características distintivas dos estudos da música popular.
Tal noção de interdisciplinaridade emerge como uma necessidade metodológica na constituição do objeto de estudo. As perspectivas dominantes até então, que compartimentalizavam a abordagem do fenômeno da música popular, descartavam as interações entre texto e contexto do fenômeno que diziam estudar. Ao mesmo tempo, em outras áreas de estudo – como a linguística – a interdisciplinaridade se impunha como o caminho a seguir. Desde então, e seguindo a corrente neste sentido que se estendia a outras áreas do conhecimento, a ideia da interdisciplinaridade para a abordagem da música popular parecia estar fora de dúvida. Trinta anos depois, parece necessário colocar questões como:
A interdisciplinaridade é indispensável/inerente ao mesmo objeto de estudo? Neste sentido, é qualitativa ou quantitativamente diferente da música erudita, objeto tradicional da musicología histórica?
Até que ponto é possível ao estudioso da música popular abarcar as outras disciplinas (literárias, filosóficas, sociológicas, antropológicas etc.) sem reduzí-las a esquemas simplificadores? Que limites tem (se é que existem) um analfabeto musical (no sentido literal: incapaz de ler ou escrever música) para estudar este objeto?
É suficiente adotar/adaptar teorías e metodologías de outros campos para estudar de maneira interdisciplinar a música popular? Ou, ao contrario, é possível algum tipo de teorização específica sobre nosso objeto de estudo?
Já que o principal (único?) objetivo do estudo interdisciplinar da música é o esclarecimento da mediação entre o sonoro e o sociocultural, é a interdisciplinaridade o caminho único/privilegiado para investigá-la? Que conquistas podemos valorizar neste sentido?
Como se aplica a problemática anterior às especificidades da América Latina e de suas diversas regiões e realidades? A reflexão sobre estes e outros problemas afins pode manifestar-se tanto por meio de trabalhos teóricos como mediante estudos pontuais de fenômenos delimitados que os iluminem. Convidamos os interesados a debater estes temas no X Congresso da Associação Internacional para o Estudo da Música Popular, Seção Latino- Americana.
ORGANIZAÇÃO
Os comitês acadêmico e organizador propõem a realização de Conferências Plenárias, Simpósios e Mesas de Comunicações. As Conferências Plenárias e as Mesas de Comunicações serão organizadas pelo Comitê Acadêmico.
Simpósios
Estão convidados os sócios ativos da IASPM-AL para apresentação de propostas de simpósios para sua inclusão no programa do X Congresso da Associação Internacional para o Estudo da Música Popular, Seção Latino-Americana. Com a finalidade de fortalecer os vínculos entre pesquisadores de diferentes regiões, os simpósios devem contar com, pelo menos, dois coordenadores que pertençam a diferentes países. As propostas serão avaliadas pelo Comitê de Leitura e pelo Comitê Acadêmico que, com prévia consulta aos coordenadores, poderão recomendar agrupamentos por afinidade temática.
Requisitos para a apresentação:
Título do Simpósio, justificativa do tema (entre 500 e 600 palavras). Sobrenome e nome, instituições a que pertencem e endereços (postal e eletrônico) dos coordenadores propostos. Enviar um documento .odt ou .doc por correio eletrônico a: iaspm.cordoba2012@gmail.com. O nome do arquivo deve ter o formato “SOBRENOME DO AUTOR-simposio” (exemplos:
BUARQUE-simposio.odt; PAEZ-simposio.doc)
Comunicações
Estão previstos dois tipos de comunicação: “comunicações em simpósio” e “comunicações livres”. Serão recebidos resumos entre 500 e 600 palavras em espanhol ou português contendo: título, sobrenome e nome do/s autor/es, vínculo institucional e endereço (postal e eletrônico). No caso de propostas para comunicações em simpósios, incluir o simpósio ao qual se apresenta.
CRONOGRAMA
Apresentação de propostas de simpósios: até 12/08/2011
Comunicação de simpósios aceitos: 10/09/2011
Apresentação de resumos
◦ comunicações livres: até 23/10/2011
◦ comunicações em simpósios: entre 23/09/2011 e 23/10/2011
Comunicação de aceite de resumos enviados: 28/11/2011
COMISSÃO DIRETORA IASPM-AL
Presidenta: Marita Fornaro
Vice-Presidente: Felipe Trotta
Secretário: Julio Mendívil
Editor: Christian Spencer Espinosa
Tesoureira: Mercedes Liska
COMITÊ ACADÊMICO
Claudio Díaz
Marita Fornaro
Julio Mendívil
Federico Sammartino
Leonardo Waisman
COMITÊ DE LEITURA
Pablo Alabarces
Liliana González
Adalberto Paranhos (presidente)
Illa Carrillo Rodriguez
Christian Spencer
Felipe Trotta
COMITÊ ORGANIZADOR
Silvina Argüello
Lucio Carnicer
Claudio Díaz
Marisa Restiffo
Federico Sammartino
Leonardo Waisman

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s