Uma semana e tanto

À medida em que o semestre avança, o volume de trabalho aumenta consideravelmente. Mas não vou falar do excesso de coisas por fazer para não soar nem pedante nem workaholic muito menos chata. Nesse domingo, eu gostaria apenas de compartilhar algumas boas notícias que recebi ao longo da semana e que estando ou não diretamente ligadas ao meu trabalho, dão gás para iniciar uma nova semana efetivando projetos e tarefas em andamento.

# 24 SET Universitário – Semestre passado tive uma turma muito bacana da disciplina de Jornalismo Online I na graduação. Ao longo das segundas-feiras do semestre compartilhamos conteúdo, trocamos ideias, debatemos conceitos teóricos e tentamos experimentar algumas práticas de apropriação de plataformas de redes sociais pelo jornalismo digital. Ao final do semestre, cada grupo desenvolveu um projeto tendo como produto  um audiovisual de conteúdo informativo desenvolvido especialmente para consumo na web e que fizesse interface com uma linguagem mais voltada ao entretenimento aplicando os conceitos vistos ao longo do semestre. Poderia ser uma espécie de videolog, mini-documentário, entrevistas, reportagens, etc, desde que se pensasse em uma linguagem que tivesse a dinâmica da web e que atingisse o público-alvo solicitado: jovens estudantes universitários, ou seja, “eles deveriam falar para eles mesmos”.

O segundo ponto é que o produto-piloto deveria estar integrado e disseminado através de outras plataformas, ou seja, o audiovisual não se encerraria nele mesmo, mas sim estaria dentro de um blog/tumblr relacionado ao twitter, facebook, etc. O desafio do trabalho final era esse, alguns grupos se saíram muito bem, outros tentaram, mas utilizamos os próprios erros para tentar entender o que faltou na lógica da rede. A própria discussão/apresentação dos grupos deveria ser twittada no dia da aula e comentada pelos colegas dos outros grupos. Foi uma atividade da qual eu fiquei particularmente feliz, apesar da trabalheira toda e ainda acho que preciso deixá-la mais redonda (o que estou fazendo), pois foi mesmo um processo de aprendizagem, em construção. Ao final do semestre eu conversei com os grupos e indiquei que seria interessante que os trabalhos fossem inscritos em premiações como o 24 SET Universitário da FAMECOS/PUCRS (tradicional evento de premiação de trabalhos feitos em aula aqui na região sul) e o Intercom, por exemplo.

E, eis que na quarta-feira, houve a cerimônia de premiação e a aluna Lorena Risse nos informa que o trabalho Dramas Universitários fora premiado na categoria Audiovisual Experimental (infelizmente não havia a categoria audiovisual para web) do 24 Set Universitário. Fiquei muito feliz pela gurizada (Lorena Risse, André Seewald e Luis Fernando Vieira). Confiram ai o trabalho:

A revista Primeira Impressão, também produzida pelos alunos da Unisinos, levou vários prêmios, todos merecidos sobretudo pela qualidade gráfica/editorial da revista. A lista completa dos premiados está no link.

# Métodos de Pesquisa para Internet chega à 2a edição – Outra notícia bacana que recebi, é que passados apenas sete meses do lançamento, o livro Métodos de Pesquisa para Internet escrito a seis mãos – entre eu, Raquel Recuero e Suely Fragoso – está finalizando sua primeira edição – a tiragem foi de 1.500 exemplares –  e, em breve já teremos o lançamento da segunda edição (revisada e ampliada) pela editora Sulina, de Porto Alegre. Esse livro consumiu mais de 2 anos e meio de trabalho colaborativo em meio a um monte de mudanças na vida das três (mudanças de emprego, de cidade e até o nascimento da Emilia, filha da Raquel). Assim, ficamos muito feliz que esse trabalho com uma temática  dura esteja tendo essa grande acolhida não só na área da comunicação, mas também em outras áreas como lingüística, educação e ciências sociais – indico essas pois são as áreas das quais recebi feedbacks generosos de alguns colegas. No momento, estamos trabalhando na revisão e ampliação de algumas coisas, tentando melhorar essa segunda edição. Obrigada a todos que apostaram nesse trabalho, sobretudo o editor Luis Gomes da Sulina e os colegas Simone de Sá e Alexander Halavais.

#VNV Nation lança o álbum Automatic – E, como não poderia faltar a música aqui nessas boas novas, foi lançado nessa semana a versão digital (a versão em CD só sai em outubro) do álbum Automatic, da dupla germânico-irlandesa de synthpop/futurepop VNV Nation. Esse álbum tem como tema central as tecnologias retrofuturistas dos anos 30 e sua repercussão na sociedade. A vibe dieselpunk pegou forte aqui😉 Romântico, melódico e nostálgico como sempre, o VNV Nation fez um álbum impecável (achei muito melhor que os dois anteriores) na produção. Há algumas semanas eles já haviam disponibilizado gratuitamente para streaming e download a faixa de trabalho Control:

Faixas do álbum Automatic:

1. On Air

2. Space & Time

3. Resolution

4. Control

5. Goodbye 20th Century

6. Streamline

7. Gratitude

8. Nova

9. Photon

10.Radio

Como vocês podem perceber, tive uma semana e tanto. Um bom domingo a todos e que venha a próxima!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s