RIP R.E.M.

R.E.M nos anos 80

Na quarta-feira, uma das últimas “grandes” bandas do mundo encerrou oficialmente suas atividades através de um comunicado no site. Estávamos no meio da aula da disciplina de Tópicos de Cultura Pop no PPG e ficamos sabendo através do Twitter. Naquele dia não tive tempo de fazer esse comentário aqui no blog, mas o R.E.M representou uma quebra de padrões na metade dos anos 80, trazendo visibilidade ao “college rock” de letras cheias de paisagens e sonoridades não-tão usuais ao rock, embora ainda melódicos e melancólicos. Se hoje existe algo chamado “indie rock” enquanto um gênero boa parte é devido  a essa banda.

Da minha parte escutei muito os vinis de Lifes rich pageant, Document e Green. Quando eles estouraram com Out of Time eu ja havia migrado para o CD e Automatic for the People foi o último que eu efetivamente acompanhei. Em 2004, assisti um show deles em Boston. Foi uma experiência fantástica, embora confesse que tenha curtido ainda mais Morrissey e Pixies, que também assisti no mesmo semestre. Mas até hoje sou capaz de cantar todas aquelas letras – elas devem estar em algum HD mental que eu acesso ao escutar a primeira nota.

Justamente, por coincidência ou zeitgeist?-  nessa semana comentamos – eu e alguns colegas – muito sobre a “marca geracional” dos anos 90. A notícia do término da banda me fez sentir uma certa desolação, aquele murro na cara para confirmar que efetivamente o mundo está muito diferente. É algo estranho já que eu nem ouvia mais tanto a banda e que foi traduzido belamente no texto R.E.M. 1980-2011 escrito pela pesquisadora e fã Nancy Baym.

Abaixo, três de minhas canções favoritas:

 

 

 

Deixe um comentário

