GP Comunicação, Música e Entretenimento da Intercom já aceita trabalhos para 2012

No ano passado um grupo de pesquisadores que atuam na relação entre a música, a comunicação e o entretenimento começou a discutir a proposição de um novo GP na Intercom que desse conta dessas temáticas devido ao crescimento e à consolidação das mesmas.  Num primeiro momento foi organizada uma mesa temática no Intercom 2011 em Recife e ao findar dessa mesa, coletamos assinaturas que apoiassem o GP. Depois disso, começamos o processo de construção coletiva da ementa e propusemos à diretoria da Intercom.

No início do ano tivemos a aprovação do GP Comunicação, Música e Entretenimento, que será coordenado pelo colega Michael Herschmann (UFRJ). É uma conquista importante para esse campo de estudos e um forum bacana para o debate das pesquisas acerca desses temas.

Agora que já está tudo ok e devidamente registrado no site da Intercom, aproveito para informar que o GP receberá trabalhos para o congresso desse ano, que será realizada em Fortaleza durante os dias 03 a 07 de setembro de 2012. 

Abaixo a ementa do GP, as sessões temáticas e as palavras-chaves que ele abrange, caso alguém tenha dúvidas.

Ementa

Reunir estudos que atuem na interface entre comunicação, música e entretenimento e que privilegiem: a) o compromisso em construir novos instrumentos de análise que possam dar conta do conjunto de temáticas e desafios abordados em geral pelos pesquisadores (ou seja, que priorizem o compromisso com a renovação do arcabouço teórico-metodológico); b) em suas análises tanto os próprios produtos midiáticos, bem como suas instâncias de produção, circulação e consumo seja nos circuitos, cenas ou cadeias produtivas; c) as tensões e articulações entre produtos, rotulações, gêneros e formatos, formas de expressão e recepção, estilos e tendências que se fazem presentes no universo da música e, de modo geral, do entretenimento; d) a avaliação da relevância da audibilidade (condições de emissão e de escuta) e da portabilidade para a conformação da experiência sonora e do entretenimento; e) os aspectos sociopolíticos significativos presentes no universo da música e do entretenimento; f) a problematização da relação entre as novas tecnologias e o condicionamento dos ambientes sonoros e espetaculares; g) em suas análises as articulações e conflitos entre música/entretenimento, identidade e espacialidade; h) a análise das relações entre corpo, moda, música e entretenimento; i) a elaboração de balanços da crescente importância da economia da música e do entretenimento; i) as conformações das cenas culturais em seus aspectos estéticos e mercadológicos.

Seções Temáticas: Dinâmicas da indústria da música e do entretenimento; Articulações e tensões entre comunicação, música e espacialidade; Gêneros, estilos e mediações (re)organizando o mercado da música e do entretenimento; Dinâmica de produção, circulação e consumo musical e do entretenimento; Identidades (e sociabilidades) e experiência sonoras e/ou do entretenimento; Articulações entre corpo, moda, música e entretenimento; Relevância das imagens e sonoridades nas experiências e espetáculos; Comunicação, Cenas Culturais e Tessituras Urbanas.

Palavras-chave: Comunicação, Música e Entretenimento; Comunicação, Espetáculo e Entretenimento; Comunicação, Música e Espacialidade; Produção, Circulação e Consumo do Entretenimento; Novas Tecnologias, Audiovisual e Entretenimento; Economia da Música e do Entretenimento; Corpo, Moda e Música.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s