A nova cultura da música

Na terça-feira passada, dia 03 de abril, participei de uma mesa muito bacana na UNISINOS organizada pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Sociedade (CEPOS) e promovida pelo CULTPOP (meu grupo). Intitulada de “A nova cultura da música”, a mesa abordou as transformações nas formas de produção e consumo da música na era digital e contou com os painelistas Leonardo de Marchi (UFOA) e Marcelo Conter (UFRGS), além de mim é claro. O Marcelo Conter disponibilizou em seu blog os áudios das três falas.

Leonardo centrou sua fala na sua tese de doutorado defendida na UFRJ a respeito das mudanças na indústria fonográfica e na constituição de novos mercados, modelos de negócios e mediadores a partir da emergência de novas formas de produção e distribuição possibilitadas pelas TICs.

Na sequência,  fiz uma fala mais geral apresentando um breve mapeamento de novas práticas de consumo e fruição da música centrando-me sobretudo nas plataformas específicas e nos processos produzidos pelos fãs como fansourcing, fanfunding, entre outros.

Marcelo encerrou a mesa apresentando os resultados e as principais categorias desenvolvidas em sua dissertação de mestrado – da qual participei da banca em fevereiro – sobre vídeos musicais na internet, centrando-se em questões técnicas, estéticas e de linguagem para demonstrar como há uma multiplicidade de formatos que expandem o que considerávamos videoclipe, no qual música e imagem estão intrinsica e organicamente associadas, sobretudo nos processos de montagem.

Abaixo, os slides da minha apresentação:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s