The Jam: About the Young Idea

Queria ter escrito esse post antes, mas na correria da mudança e do começo das atividades na universidade não consegui parar um dia para escrever.

jamadri

Na entrada da exposição. Foto by Tarsis Salvatore

Uma das coisas que tem me interessado nos últimos anos é a questão da memória atrelada às cenas, aos grupos de fãs e às subculturas, sobretudo se pensarmos nela como uma memória recente e constituída midiaticamente. Dentro desse contexto a exposição sobre o The Jam: About the Young Idea – que está rolando até o dia 27/09 em Somerset House  – vem bem nesse rastro e apresenta (além de uma retrospectiva sobre a importância da banda), uma espécie de curadoria sobre o patrimônio material e imaterial da banda.

jam

Assim, vemos que a banda de Paul Weller, originária da pequena cidade de Woking (ao sul de Londres, perto de Guildford) tem no imaginário working-class parte de sua força, na outra a questão dos mods e de uma sonoridade diríamos pré-pos punk em meio ao punk. Um fato que me chamou bastante atenção foram as muitas declarações de Weller dizendo que sim, sempre quis ser pop e famoso. Nunca quis ser underground.

jam4

Além do material de acervo da banda como fitas, clássicos terninhos, sapatos, álbuns, fitas demos, flyers de shows etc, muito material dos fãs ao redor do mundo (fanzines, backstage passes, camisetas, jaquetas personalizadas), mostrando questões de identificação com o contexto das letras sobre o proletariado e em relação à adoção do visual. Foi um bom mergulho na obra da banda, considerada pelos críticos, em seu ápice a “banda mais representativa do sentimento de ser inglês”.

 

jam5

Serviço:

26 June – 27 September 2015
Open daily 10.00 – 18.00 (last admission 17.15)
Late night Thursdays & Fridays until 21.00 (last admission 20.15) on the following dates 20, 21, 27 & 28 August & every Thursday & Friday thereafter
East Wing Galleries, East Wing
Exhibition Ticket £9.50, concessions £7.00

Anúncios

1 comentário

  1. Claudio Lima · setembro 3, 2015

    Como sempre, estou acompanhando tudo da tua estada na Inglaterra, Adriana. Sucesso e continue contando tudo pra gente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s